Pela ordem durante a 154ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Registro sobre a operação Lava Jato e revelações sobre o objetivo do Procurador-Chefe da força-tarefa em Curitiba, Deltan Dallagnol, de se candidatar a vaga de Senador em 2018.

Autor
Renan Calheiros (MDB - Movimento Democrático Brasileiro/AL)
Nome completo: José Renan Vasconcelos Calheiros
Casa
Senado Federal
Tipo
Pela ordem
Resumo por assunto
MINISTERIO PUBLICO:
  • Registro sobre a operação Lava Jato e revelações sobre o objetivo do Procurador-Chefe da força-tarefa em Curitiba, Deltan Dallagnol, de se candidatar a vaga de Senador em 2018.
Publicação
Publicação no DSF de 04/09/2019 - Página 108
Assunto
Outros > MINISTERIO PUBLICO
Indexação
  • REGISTRO, OPERAÇÃO LAVA JATO, OBJETIVO, PROCURADOR DA REPUBLICA, CANDIDATURA, SENADOR.

    O SR. RENAN CALHEIROS (Bloco Parlamentar Unidos pelo Brasil/MDB - AL. Pela ordem.) – É só para fazer uma breve comunicação à Casa e ao País, rapidamente, e para também deixar inscrito nos Anais que a "vaza jato" confirmou hoje o projeto político de Dallagnol: ele queria ser Senador em 2018 e pode tentar, como disse nas conversas, em 2022.

    O novo capítulo da "vaza jato" divulgado nesta terça-feira pelo The Intercept confirma o projeto político da Operação Lava Jato. Diálogos inéditos revelam que o Procurador-Chefe da força-tarefa em Curitiba, Deltan Dallagnol, queria ser candidato ao Senado em 2018. Ele teria desistido da candidatura no ano passado, mas não descartou a possibilidade de se eleger em 2022.

    "Seria facilmente eleito", disse Dallagnol em mensagem enviada para ele mesmo. Disse Dallagnol:

Tenho apenas 37 anos. A terceira tentação de Jesus no deserto foi um atalho para o reinado. Apesar de em 2022 ter renovação de só 1 vaga e de ser Alvaro Dias [citou o nosso Senador Alvaro Dias], se for para ser, será. Posso traçar plano focado em fazer mudanças e que pode acabar tendo como efeito manter essa porta aberta.

    Nessas reflexões para si mesmo, Dallagnol se via envolvido em três opções. O Procurador Vladimir Aras, que, com ele, dentre outros, mantinha diálogo, disse: "Você se elege fácil e impede um dos nossos inimigos no Senado: Requião ou Gleisi caem", como escrito pelo Procurador Vladimir Aras a Dallagnol em 2016. Encerrando, Sr. Presidente, em resposta, Dallagnol frisou que via a necessidade de o Ministério Público lançar um candidato em cada Estado da Federação.

    Sr. Presidente, essas coisas, cada vez mais, vão ficando claras, absolutamente claras. E eu quero dizer que, a partir das revelações, não resta mais nenhuma dúvida dos excessos, do aparelhamento político da Lava Jato, Sr. Presidente, e do direcionamento que tinha com relação à substituição da política por eles como um todo no nosso País.

    Era esse o registro que eu gostaria de fazer.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 04/09/2019 - Página 108