Pela ordem durante a 163ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Defesa da democracia em razão de comentário na internet de um dos filhos do Presidente da República.

Autor
Fabiano Contarato (REDE - Rede Sustentabilidade/ES)
Nome completo: Fabiano Contarato
Casa
Senado Federal
Tipo
Pela ordem
Resumo por assunto
CONSTITUIÇÃO:
  • Defesa da democracia em razão de comentário na internet de um dos filhos do Presidente da República.
Publicação
Publicação no DSF de 12/09/2019 - Página 83
Assunto
Outros > CONSTITUIÇÃO
Indexação
  • DEFESA, DEMOCRACIA, ESTADO DEMOCRATICO, MOTIVO, COMENTARIO, INTERNET, FILHO, PRESIDENTE DA REPUBLICA, JAIR BOLSONARO.

    O SR. FABIANO CONTARATO (Bloco Parlamentar Senado Independente/REDE - ES. Pela ordem.) – Sr. Presidente, Churchill, que foi ex-Primeiro-Ministro do Reino Unido, era conservador, britânico e tem uma frase que é muito forte e categórica. Ele disse que a democracia é a pior forma de governo, com exceção de todas as demais.

    Por que estou citando Churchill? Porque lamentavelmente, mais uma vez, o clã do Presidente da República vem querer golpear a democracia no Brasil, esquecendo que foi através da democracia que se elegeu o Presidente da República. E foi através da democracia que nós fomos eleitos. No Twitter, um dos filhos do Presidente chega ao ponto de dizer: "Por vias democráticas a transformação que o Brasil quer não acontecerá na velocidade que almejamos... e se isso acontecer". Outro filho do Presidente já chegou ao ponto de dizer que, para fechar o STF, bastaria um soldado e um cabo. O próprio Vice-Presidente também já comentou o autogolpe como uma possibilidade de governo.

    Não podemos achar normal, Sr. Presidente, posicionamento autoritário e antidemocrático de integrantes da família presidencial para fazer valer seus pontos de vista. Democracia raramente acaba por golpe – raramente acaba por golpe –, mas é antes corroída por dentro, por ações autoritárias de líderes eleitos.

    Eu quero deixar claro que o Brasil tem instituições fortes e uma população com convicções democráticas e que este Senado está aqui como guardião de um verdadeiro Estado democrático de direito, para coibir qualquer ato que venha a colocar em risco a democracia, o Estado democrático de direito, a autonomia, a harmonia e a independência entre os Poderes.

    Obrigado, Sr. Presidente.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 12/09/2019 - Página 83