Pela ordem durante a 177ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Lamento pelo homicídio do Padre Casemiro. Solicitação de apuração do caso pela Polícia Civil do Distrito Federal.

Autor
Reguffe (PODEMOS - Podemos/DF)
Nome completo: José Antônio Machado Reguffe
Casa
Senado Federal
Tipo
Pela ordem
Resumo por assunto
HOMENAGEM:
  • Lamento pelo homicídio do Padre Casemiro. Solicitação de apuração do caso pela Polícia Civil do Distrito Federal.
Publicação
Publicação no DSF de 26/09/2019 - Página 20
Assunto
Outros > HOMENAGEM
Indexação
  • VOTO DE PESAR, MORTE, SACERDOTE, IGREJA CATOLICA, BRASILIA (DF).
  • SOLICITAÇÃO, APURAÇÃO, CRIME, HOMICIDIO, POLICIA CIVIL, DISTRITO FEDERAL (DF).

    O SR. REGUFFE (PODEMOS - DF. Pela ordem.) – Sr. Presidente, eu quero apenas fazer um registro aqui, que eu não tive ainda oportunidade de fazer, da morte do Padre Casemiro, que é algo absolutamente inaceitável. Isso me leva a pensar o que leva algumas pessoas a matar uma pessoa, a matar um padre, uma pessoa boa, uma pessoa que fazia um trabalho excepcional, que só difundia o bem. Então, assim, essa morte me chocou muito – não só a morte, mas também a forma da morte. Matar um padre já não é algo que dá para aceitar, quanto mais matar da forma como ele foi morto, por asfixia. Isso é absolutamente inaceitável.

    Eu espero que a valorosa Polícia Civil do Distrito Federal resolva esse caso o mais rápido possível. Há dois suspeitos que foram presos agora. Há outros dois que estão soltos ainda. Eu espero que a Polícia Civil, com todo o empenho, consiga cumprir e resolver esse caso para a população do Distrito Federal. Isso chocou todas as pessoas daquela paróquia, mas chocou toda a sociedade do Distrito Federal, porque foi um crime bárbaro que leva a gente às vezes até a ficar triste com o ser humano. O que leva um semelhante nosso a cometer algo tão bárbaro e tão chocante?

    Então, o que cabe a mim, como cidadão, como homem público do Distrito Federal, é prestar minha solidariedade à família do padre e a todos os paroquianos. Ele tinha acabado de rezar uma missa, e foi logo depois. Eu espero que a Polícia Civil do Distrito Federal resolva isso. Mais uma vez, ela vai mostrar a sua competência, a sua qualificação, o que é muito importante. Isso não vai minorar a dor, mas ela vai cumprir a sua função perante a sociedade brasiliense. É muito importante resolver esse caso.

    Então, eu quero aqui deixar esse registro. As pessoas de bem não podem aceitar isso. Isso é uma barbaridade como poucas vezes eu vi na minha vida, não só pela morte dele, mas pela forma dessa morte. Espero que a Polícia Civil do Distrito Federal cumpra a sua função e resolva esse caso o mais rápido possível.

    Era isso que eu tinha a dizer, Sr. Presidente.

    Obrigado.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 26/09/2019 - Página 20