Pela ordem durante a 193ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Registro de melhora dos índices de avaliação do Governo Federal.

Registro acerca do crescimento do Índice de Atividade Econômica, no mês de agosto, medido pelo Banco Central.

Autor
Fernando Bezerra Coelho (MDB - Movimento Democrático Brasileiro/PE)
Nome completo: Fernando Bezerra de Souza Coelho
Casa
Senado Federal
Tipo
Pela ordem
Resumo por assunto
GOVERNO FEDERAL:
  • Registro de melhora dos índices de avaliação do Governo Federal.
ECONOMIA:
  • Registro acerca do crescimento do Índice de Atividade Econômica, no mês de agosto, medido pelo Banco Central.
Publicação
Publicação no DSF de 16/10/2019 - Página 66
Assuntos
Outros > GOVERNO FEDERAL
Outros > ECONOMIA
Indexação
  • REGISTRO, MELHORIA, INDICE, AVALIAÇÃO, GOVERNO FEDERAL, PESQUISA, POPULAÇÃO.
  • COMENTARIO, AUMENTO, ATIVIDADE ECONOMICA, ECONOMIA, CRESCIMENTO.

    O SR. FERNANDO BEZERRA COELHO (Bloco Parlamentar Unidos pelo Brasil/MDB - PE. Pela ordem.) – Sr. Presidente, eu quero registrar a melhora nos índices de avaliação do Governo do Presidente Jair Bolsonaro trazidos pela pesquisa da XP, que foi divulgada no dia de hoje.

    A parcela da população que considera a administração do Presidente ótima ou boa subiu, passando de 30% para 33%. Aqueles que veem o Governo como ruim ou péssimo caíram de 41% para 38%. A pesquisa ainda traz alta na expectativa positiva para o restante do mandato do Presidente Bolsonaro. Em outubro, 46% dizem que será ótimo ou bom contra 43% em setembro.

    Os números confirmam, Sr. Presidente, que a população está sentindo os efeitos das medidas adotadas pelo Governo do Presidente Bolsonaro para retomar o crescimento econômico e gerar emprego. Os mais recentes dados do Caged, por exemplo, indicam expressiva melhora na geração de emprego. Em agosto, foram criadas 121 mil vagas com carteira assinada, melhor resultado para o mês em seis anos. Esses dados reforçam o movimento de geração de postos de trabalho observado desde abril. No acumulado do ano, já passa de 590 mil o total de novas contratações, superando o mesmo período de 2018. Isso significa que os anos mais duros da crise econômica estão ficando para trás, e o Brasil avança para reencontrar a sua trajetória de crescimento.

    As perspectivas são positivas também quando olhamos pesquisa da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo sobre a oferta de vagas temporárias para o Natal. Segundo a pesquisa divulgada no dia de ontem, serão contratados 91 mil trabalhadores temporários, a maior oferta em seis anos. Além disso, a taxa de efetivação desses trabalhadores deve ser maior do que nos últimos cinco anos, com expectativa de absorção definitiva de 26% dos profissionais contratados no regime temporário.

    Entre as medidas que contribuem para a melhora do setor de comércio e serviços estão a redução dos juros e a liberação do saque do FGTS e do PIS/Pasep, que deve injetar cerca de R$ 30 bilhões na economia.

(Soa a campainha.)

    O SR. FERNANDO BEZERRA COELHO (Bloco Parlamentar Unidos pelo Brasil/MDB - PE) – Importante também destacar, Sr. Presidente, o crescimento registrado em agosto do Índice de Atividade Econômica, medido pelo Banco Central. Nos últimos 12 meses, o índice já acumula alta de 0,87%.

    Todos esses dados que mencionei refletem a melhora da confiança na recuperação da economia brasileira. E o Congresso Nacional está fazendo a sua parte, avançando com a agenda de reformas. Estamos próximos de concluir a votação da reforma da previdência aqui no Senado, com a apreciação em segundo turno no dia 22 de outubro.

    A partilha de recursos da cessão onerosa com Estados e Municípios, dentro do novo pacto federativo que construímos em permanente diálogo com o Governo Federal, é outro passo que estamos dando para retomar os investimentos públicos. Ainda temos muito a fazer, mas os resultados já começam a aparecer.

    Muito obrigado.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 16/10/2019 - Página 66