Pela ordem durante a 194ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Voto de Aplauso aos artistas amazonenses do Xingó, da etnia tucano, pelo trabalho realizado na exposição Vaivém, em cartaz no Centro Cultural Banco do Brasil, em Brasília.

Autor
Omar Aziz (PSD - Partido Social Democrático/AM)
Nome completo: Omar José Abdel Aziz
Casa
Senado Federal
Tipo
Pela ordem
Resumo por assunto
CULTURA:
  • Voto de Aplauso aos artistas amazonenses do Xingó, da etnia tucano, pelo trabalho realizado na exposição Vaivém, em cartaz no Centro Cultural Banco do Brasil, em Brasília.
Publicação
Publicação no DSF de 17/10/2019 - Página 74
Assunto
Outros > CULTURA
Indexação
  • APRESENTAÇÃO, REQUERIMENTO, SOLICITAÇÃO, VOTO DE APLAUSO, EXPOSIÇÃO, CONTEUDO, CULTURA, REGIÃO AMAZONICA, REALIZAÇÃO, LOCAL, BANCO DO BRASIL, BRASILIA (DF).

    O SR. OMAR AZIZ (PSD - AM. Pela ordem.) – Sr. Presidente, nós temos um requerimento aí na mesa, nos termos do art. 222 do Regimento Interno do Senado Federal. É um voto de aplauso aos artistas amazonenses do Xingó, da etnia tucano, que são do nosso Estado – e aqui incluo os uananos e ticunas –, pelo trabalho realizado na exposição Vaivém, em cartaz no Centro Cultural Banco do Brasil, de Brasília, que expõe, de forma poética e verdadeira, a beleza da cultura amazonense.

    Requeiro ainda que seja enviada a cópia do presente, conforme dados em anexo.

    A exposição é feita em tela, conta com pinturas, esculturas, instalações fotográficas, vídeos, documentos, intervenções e a performance "A história das redes de dormir na cultura brasileira", que reúne artistas de distintos contextos sociais, diferentes períodos e regiões do País, que refletem sobre permanência, rupturas e resistência na representação e no uso da rede de dormir na arte e na cultura visual brasileira.

    Sr. Presidente, eu, como os outros Senadores do Amazonas, muito nos orgulhamos de saber que etnias de várias regiões do Estado do Amazonas vêm a Brasília para expor o que nós temos de mais belo na cultura indígena, que são as suas artes, e isso nos faz ser cada vez mais pertencentes ao Território brasileiro.

    E, quando nós falamos de índios na Amazônia, principalmente dos índios no Amazonas, nós temos que dizer uma coisa a todos os Senadores e Senadoras: foram esses índios, foram essas tribos indígenas que garantiram as nossas fronteiras, desde os primeiros momentos até hoje. E lá, principalmente em regiões em que nós fazemos fronteira com outros países, nós temos a segurança dos nossos índios guardando as nossas fronteiras.

    Por isso, eu quero aqui parabenizar as diversas etnias – que são várias – que estão expondo a sua arte aqui em Brasília, mostrando esse trabalho não só para o povo de Brasília, mas para todo o Brasil.

    E eu peço que V. Exa., Sr. Presidente, possa ler esse requerimento e aprová-lo nesta Casa.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 17/10/2019 - Página 74