Pela ordem durante a 236ª Sessão Não Deliberativa, no Senado Federal

Leitura de nota de pesar pelo falecimento do Pe. Haroldo Rahm, falecido no último sábado, 30 de novembro de 2019.

Autor
Eduardo Girão (PODEMOS - Podemos/CE)
Nome completo: Luis Eduardo Grangeiro Girão
Casa
Senado Federal
Tipo
Pela ordem
Resumo por assunto
HOMENAGEM:
  • Leitura de nota de pesar pelo falecimento do Pe. Haroldo Rahm, falecido no último sábado, 30 de novembro de 2019.
Publicação
Publicação no DSF de 03/12/2019 - Página 53
Assunto
Outros > HOMENAGEM
Indexação
  • LEITURA, DOCUMENTO, HOMENAGEM POSTUMA, SACERDOTE, IGREJA CATOLICA, ELOGIO, TRABALHO, ATIVIDADE SOCIAL, COMBATE, DROGA.
  • REGISTRO, COMBATE, DEPENDENCIA QUIMICA, COMENTARIO, MANUTENÇÃO, COMUNIDADE TERAPEUTICA.

    O SR. EDUARDO GIRÃO (PODEMOS - CE. Pela ordem.) – Eu vou já à tribuna. É só uma nota de pesar que eu queria ler aqui. É sobre o falecimento de um santo homem, um guerreiro pela causa da vida contra as drogas. O Pe. Haroldo Rahm faleceu neste sábado, dia 30 de novembro, aos cem anos de idade, um século. O Pe. Haroldo Rahm nasceu em 22 de fevereiro de 1919 nos Estados Unidos. Chegou ao Brasil em 1965 e naturalizou-se brasileiro em 1986. Fundou diversas obras, como paróquias, pastorais, movimentos, entre outros, aliando-se a outros religiosos. Ele dedicou sua vida a semear obras que integram a ação social e que buscam aliviar o sofrimento das pessoas marginalizadas, principalmente dependentes químicos.

    Ele era conhecido carinhosamente como profeta do amor exigente. Em 1978, fundou a entidade filantrópica Associação Promocional Oração e Trabalho, que em 2009 foi rebatizada com o nome de Instituição Padre Haroldo Rahm. Seguindo a mesma linha de trabalho, ele iniciou o movimento Amor-Exigente, que é um movimento tradicionalíssimo, fortíssimo, pela vida saudável e contra as drogas. Foi em 1984 que ele fundou o Amor-Exigente, inspirado no livro Tough Love, que atualmente está presente em todo o Brasil e em outros países.

    O instituto que leva o seu nome desenvolve ação social em quatro eixos de trabalho, todos direcionados para pessoas que vivem em situação de vulnerabilidade social. Além disso, a entidade oferece 15 serviços diferentes, possui dez endereços e atende cerca de 2 mil pessoas por mês. Nesses anos todos, Presidente Senador Styvenson, o serviço do Amor-Exigente e da associação fundada pelo Pe. Haroldo Rahm ajudou 12 mil pacientes e é referência nacional.

    Então, nosso muito obrigado ao Pe. Haroldo Rahm. Muita luz, muita paz. Que Deus o receba – não tenho a menor dúvida de que já o recebeu – com muita alegria no mundo espiritual.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 03/12/2019 - Página 53