Discurso durante a 254ª Sessão Não Deliberativa, no Senado Federal

Discurso de posse de S. Exa.. Elogios à atuação parlamentar do Senador Lucas Barreto.

Autor
Paulo Albuquerque (PSD - Partido Social Democrático/AP)
Nome completo: Paulo José de Brito Silva Albuquerque
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
ATIVIDADE POLITICA:
  • Discurso de posse de S. Exa.. Elogios à atuação parlamentar do Senador Lucas Barreto.
Publicação
Publicação no DSF de 19/12/2019 - Página 84
Assunto
Outros > ATIVIDADE POLITICA
Indexação
  • DISCURSO, POSSE, ORADOR, SUPLENTE, SENADOR.
  • ELOGIO, ATUAÇÃO PARLAMENTAR, SENADOR, LUCAS BARRETO, ESTADO DO AMAPA (AP), ENFASE, CONCLUSÃO, OBRAS, RODOVIA, TRANSPORTE, INFRAESTRUTURA, LIGAÇÃO, MACAPA (AP), OIAPOQUE (AP), LIBERAÇÃO, AREA, EXPLORAÇÃO, RESERVA, RECURSOS NATURAIS, COBRE, DESTINAÇÃO, RECURSOS FINANCEIROS, SEGURANÇA PUBLICA, PRESIDIO, DELEGACIA, POLICIA CIVIL.
  • COMENTARIO, PROPOSTA DE EMENDA A CONSTITUIÇÃO (PEC), AUTOR, LUCAS BARRETO, AUMENTO, PERCENTAGEM, IMPOSTO DE RENDA, IMPOSTO SOBRE PRODUTOS INDUSTRIALIZADOS (IPI), DESTINAÇÃO, FUNDO DE PARTICIPAÇÃO DOS ESTADOS E DO DISTRITO FEDERAL (FPE).
  • COMENTARIO, TRANSFERENCIA, TERRAS, ESTADO DO AMAPA (AP), POLITICA FUNDIARIA.

    O SR. PAULO ALBUQUERQUE (PSD - AP. Para discursar.) – Sr. Presidente, Sras. e Srs. Senadores, servidores desta Casa, todos que nos assistem, primeiramente quero agradecer a Deus por este momento e dizer da minha gratidão por como eu fui recebido nesta Casa pelas Sras. e Srs. Senadores.

    Hoje aqui, na última, sessão desta Casa, tive oportunidade de ver brilhantes prestações de contas com a sociedade brasileira e com cada Estado que cada um representa, citando como exemplos o Senador Izalci, que falou muito bem sobre educação não só do DF, mas também do Brasil como todo, e também trabalhando pelo setor do turismo; o Senador Nelsinho Trad, que enfatizou a saúde do nosso Brasil, onde o Ministro Mandetta conduz com muita sabedoria a pasta da saúde, enaltecendo a média e alta complexidade de evolução neste ano que passou, e principalmente dando oportunidade do terceiro turno às unidades básicas de saúde, o que com certeza vai melhorar a saúde de toda a população na ponta, que são os Municípios, onde as pessoas primeiramente se socorrem quando têm algum problema; a Senadora Leila, que fez uma brilhante prestação de contas de sua produtividade legislativa, enfatizando aqui a defesa das mulheres, do esporte e outras causas também; o Senador Jayme Campos, que é um veterano na política e ainda relatando as dificuldades que tem o setor público de iniciar, conduzir e concretizar obras e medidas que precisam de uma continuidade efetiva; e o Senador Wellington Fagundes, que falou sobre o seu compromisso grandioso com o Estado do Mato Grosso.

    Mas aqui, Sr. Presidente, eu venho agradecer a oportunidade que o Senador Lucas Barreto me deu de estar aqui nesta tribuna como seu primeiro suplente. Agora estou assumindo com muita humildade o seu lugar, que é um grande compromisso. As características humanas do Senador Lucas Barreto e sua competência parlamentar são realmente infinitamente reconhecidas por onde ele passa. Então, para mim, se torna uma honra ainda maior e um compromisso muito grande com o meu Estado do Amapá e com o Brasil também.

    Vale ressaltar os trabalhos legislativos que o Senador Lucas desempenhou em prol do Estado do Amapá. Cito o término da obra mais antiga do Brasil, que é a BR-156, que liga Macapá, capital do meu Estado, ao Oiapoque. Aquela população sofre demais na época invernosa com dificuldade de transporte de alimentos, do socorro à saúde e outras necessidades básicas que cada Município tem, e com o trecho sul também, que liga até o Laranjal do Jari. Então, é uma reivindicação que o Senador Lucas vem travando fortemente em prol do Estado do Amapá, e a gente espera que em breve evolua e se conclua essa obra que o povo do Amapá merece.

    E também travou um debate importante sobre o binômio preservação e desenvolvimento. Não adianta haver preservação se a gente tem uma sociedade esquecida, abandonada, sem geração de emprego e sem renda para que as pessoas possam se desenvolver. Aqui eu cito a Renca (Reserva Natural do Cobre e Associados), que, sem dúvida nenhuma, com o planejamento traçado para o desenvolvimento dessa Renca e liberação de áreas para a exploração, vai trazer emprego e renda para a nossa sociedade, coisa de muita importância que falta não só no Amapá, mas no Brasil como um todo.

    Na segurança pública, liberou mais de R$100 milhões através do Ministério da Justiça, que vão beneficiar tanto a área de locomoção, como os presídios, as estruturas de delegacias e etc.

    Defesa da Amazônia, que é uma bandeira não só dele como de vários setores unidos da Amazônia Legal.

    Vale ressaltar também a PEC 51, que beneficiará não só o Amapá, mas também os Estados como um todo, e que altera o art. 159 da Constituição, um aumento para 26%. Isso, com certeza, vai trazer melhorias em vários setores para todos os Estados brasileiros.

    E agora as transferências de terras para o Amapá, porque a legalização traz maiores investimentos e, com certeza, vai melhorar a geração de emprego, a produtividade, a agregação de valor às matérias primárias e, sem dúvida nenhuma, o avanço do nosso Estado.

    No mais, Sr. Presidente, venho também fazer minha referência ao Presidente Davi Alcolumbre, um amapaense que preside esta Casa com muita sabedoria, equilíbrio e respeito a todos os Senadores aqui presentes. Então, meu muito obrigado.

    Quero externar meu voto de feliz Natal a todos os brasileiros e brasileiras e, principalmente, às pessoas do meu querido Amapá.

    Como médico, quero externar votos de feliz Natal e um próspero ano novo aos meus colegas médicos, em especial da Sociedade Brasileira de Patologia, minha especialidade, extensivos também aos demais profissionais de saúde.

    Meu muito obrigado.

    Boa noite e bênção a todos.

    Muito obrigado, Sr. Presidente.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 19/12/2019 - Página 84