Pela ordem durante a Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Comentário e apoio ao pedido de impeachment do Ministro da Educação, Abraham Weintraub, baseado na suposta situação de ineficiência e desrespeito ao decoro necessário ao servidor público.

Autor
Alessandro Vieira (CIDADANIA - CIDADANIA/SE)
Nome completo: Alessandro Vieira
Casa
Senado Federal
Tipo
Pela ordem
Resumo por assunto
EDUCAÇÃO:
  • Comentário e apoio ao pedido de impeachment do Ministro da Educação, Abraham Weintraub, baseado na suposta situação de ineficiência e desrespeito ao decoro necessário ao servidor público.
Publicação
Publicação no DSF de 06/02/2020 - Página 79
Assunto
Outros > EDUCAÇÃO
Indexação
  • COMENTARIO, APOIO, APRESENTAÇÃO, IMPEACHMENT, ABRAHAM WEINTRAUB, MINISTRO, MINISTERIO DA EDUCAÇÃO (MEC), MOTIVO, AUSENCIA, COMPETENCIA, COMPORTAMENTO, NECESSIDADE, RELAÇÃO, FUNÇÃO, FUNCIONARIO PUBLICO.

    O SR. ALESSANDRO VIEIRA (Bloco Parlamentar Senado Independente/CIDADANIA - SE. Pela ordem.) – Obrigado, Sr. Presidente.

    Aproveitando a bela manifestação do Senador Flávio Arns no tocante à importância da educação, eu peço espaço para comunicar a V. Exa. que hoje, pela segunda vez, foi protocolado pedido de impeachment do Ministro da Educação, Abraham Weintraub. O pedido está lastreado em dois fatos específicos, duas situações específicas: o desrespeito ao decoro básico necessário no servidor público e a absoluta ineficiência.

    Faço esse registro, Sr. Presidente, para que fique bem claro que é absolutamente evidente o direito do Presidente da República de escolher assessores, companheiros de Governo que se afinem ideologicamente. Isso é natural e absolutamente respeitável. É um direito do Presidente. O que não é direito do Presidente é manter num cargo-chave uma pessoa que manifestamente não demonstrou competência para a execução. Os prejuízos são graves. Estamos tentando, por todas as formas possíveis, adotar as providências necessárias para que isso cesse. Deste dia em diante, estaremos nesta campanha pela modificação respeitosa, compreensiva, respeitando a decisão do Presidente da República, mas urgentemente cobrando. Quando um ministro, quando um servidor não se porta com a competência devida, a conta, o resultado e a ineficiência também são do Presidente da República.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 06/02/2020 - Página 79