Discurso durante a 22ª Sessão Deliberativa Remota, no Senado Federal

Elogio à primeira Sessão Deliberativa Remota realizada pelo Senado Federal.

Manifestação de solidariedade à população brasileira que sofre com os males decorrentes da pandemia causada pelo Novo Coronavírus (COVID-19). Elogio à atuação do Ministério da Saúde no enfrentamento da pandemia.

Pedido de providências a autoridades e instituições publicas para auxiliar agricultores que sofreram perdas em razão da seca no Estado do Rio Grande do Sul/RS.

Autor
Luis Carlos Heinze (PP - Progressistas/RS)
Nome completo: Luis Carlos Heinze
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
SENADO:
  • Elogio à primeira Sessão Deliberativa Remota realizada pelo Senado Federal.
SAUDE:
  • Manifestação de solidariedade à população brasileira que sofre com os males decorrentes da pandemia causada pelo Novo Coronavírus (COVID-19). Elogio à atuação do Ministério da Saúde no enfrentamento da pandemia.
AGRICULTURA PECUARIA E ABASTECIMENTO:
  • Pedido de providências a autoridades e instituições publicas para auxiliar agricultores que sofreram perdas em razão da seca no Estado do Rio Grande do Sul/RS.
Publicação
Publicação no DSF de 21/03/2020 - Página 64
Assuntos
Outros > SENADO
Outros > SAUDE
Outros > AGRICULTURA PECUARIA E ABASTECIMENTO
Indexação
  • ELOGIO, SENADO, MOTIVO, REALIZAÇÃO, SESSÃO ORDINARIA, INTERNET.
  • APOIO, POPULAÇÃO, DECRETAÇÃO, CALAMIDADE PUBLICA, PANDEMIA, NOVO CORONAVIRUS (COVID-19).
  • COMENTARIO, SITUAÇÃO, AGRICULTURA, MUNICIPIOS, ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL (RS), SOLICITAÇÃO, GOVERNO FEDERAL, DESTINAÇÃO, RECURSOS FINANCEIROS, MOTIVO, PERDA, SECA, ESTADO DE EMERGENCIA.

    O SR. LUIS CARLOS HEINZE (Bloco Parlamentar Unidos pelo Brasil/PP - RS. Para discursar.) – Diretamente de São Borja, Senador Anastasia, um abraço a V. Exa. Parabéns pela condução desta sessão extremamente importante.

    Cumprimento os 75 Senadoras e Senadores que votaram neste momento histórico, por unanimidade, nesta sessão histórica, primeira nestes 196 anos do nosso Congresso Nacional. É o Brasil dando novamente um exemplo com o Senado fazendo esta sessão virtual. Parabéns então, a todos nas pessoas do Bandeira e do Alessandro, que conduziram a equipe do Prodasen. Parabéns a todos!

    Quero desejar, Senador Anastasia, o pronto restabelecimento dos nossos colegas, Senador Prisco, Senador Davi e Senador Nelsinho Trad, e também do nosso Gen. Heleno, que contraíram essa doença, assim como o Ministro Bento. Em suas pessoas, Senadores e Ministros, me solidarizo com toda a população brasileira, que está sofrendo esses males neste momento.

    E aproveito esta oportunidade, ao falar sobre o coronavírus, em relação ao qual estamos fazendo a nossa parte votando por unanimidade esse decreto de emergência enviado pelo Presidente da República, para cumprimentar o Ministro Mandetta e também o nosso Secretário-Executivo Gabbardo, aqui do Rio Grande do Sul, que estão conduzindo essa equipe maravilhosa e dando essas lições para o Brasil e para o mundo.

    Eu queria aproveitar, Senador, e falar da minha área, a agricultura. Nós temos hoje 188 Municípios gaúchos que decretaram situação de emergência em razão da seca. Então, aproveito esta oportunidade dada pela TV Senado para agradecer e pedir providências à Ministra Tereza Cristina, ao Ministro Paulo Guedes, ao Banco do Brasil, ao Banco Central, ao BNDES e aos bancos em geral, para que ajudem mais de 100 mil agricultores que têm uma perda hoje, já garantida, de mais de R$15 bilhões, na soja, no milho, no leite, no fumo, no arroz, em várias atividades agrícolas. Então, este é o recado que quero deixar também: para que o Governo Federal estenda a mão aos mais de 100 mil produtores, pequenos, médios ou grandes que temos no Rio Grande do Sul, que enfrentam dificuldades que começaram com as enchentes do ano passado e, agora, enfrentam as estiagens.

    Então, um abraço ao Sr. Presidente. É um grande prazer termos participado desta sessão. A comunidade gaúcha e brasileira está esperando esses resultados.

    Muito obrigado, Sr. Presidente.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 21/03/2020 - Página 64