Pela ordem durante a 34ª Sessão Deliberativa Remota, no Senado Federal

Manifestação contrária à votação da Medida Provisória nº 905/2019, Programa Verde e Amarelo.

Comentário sobre a declaração de perda de mandato da Senadora Juíza Selma.

Autor
Nelsinho Trad (PSD - Partido Social Democrático/MS)
Nome completo: Nelson Trad Filho
Casa
Senado Federal
Tipo
Pela ordem
Resumo por assunto
TRABALHO:
  • Manifestação contrária à votação da Medida Provisória nº 905/2019, Programa Verde e Amarelo.
SENADO:
  • Comentário sobre a declaração de perda de mandato da Senadora Juíza Selma.
Publicação
Publicação no DSF de 18/04/2020 - Página 18
Assuntos
Outros > TRABALHO
Outros > SENADO
Matérias referenciadas
Indexação
  • COMENTARIO, VOTAÇÃO, MEDIDA PROVISORIA (MPV), CONTRATO DE TRABALHO, LEGISLAÇÃO TRABALHISTA.
  • COMENTARIO, DECLARAÇÃO, PERDA, MANDATO PARLAMENTAR, SENADOR, SELMA ARRUDA.

    O SR. NELSINHO TRAD (PSD - MS. Pela ordem.) – Sr. Presidente, um abraço a V. Exa., a todos os meus colegas.

    Eu também comungo da ideia da maioria dos Parlamentares de que é um relatório extenso, são várias as situações que acabam mexendo com categorias, com a vida de muita gente, além de que existem também medidas que precisam ser tomadas por nós e pelo Executivo, como eles assim o fizeram, mas requer uma atenção mais apropriada da nossa parte, para que nós, com a propriedade que é peculiar ao juízo que sempre sai do Plenário, possamos discutir toda essa questão.

    Quero aqui, Presidente – e não tenho nenhuma outra intenção –, dizer da lisura com que a Mesa Diretora procedeu nessa questão que, na minha avaliação, infelizmente aconteceu, porque, se há uma pessoa que é contra qualquer tipo de cassação é esta que vos fala. Refiro-me à questão da Senadora Juíza Selma.

    Ocorre que V. Exa. respeitou todos os trâmites – V. Exa. e a Mesa Diretora – e mais alguns até, no sentido de dar amplo direito de defesa, no sentido de obedecer a uma decisão que V. Exa., como Presidente de Poder, recebeu, ou seja, se V. Exa. não agisse da forma como agiu, quem iria ser colocado na berlinda para poder responder ao Judiciário seria V. Exa., uma vez que V. Exa. recebeu uma determinação judicial para proceder ao afastamento da Senadora Juíza Selma. E V. Exa., mesmo assim, foi atrás dos ritos anteriores que o Senado observou, abriu um amplo direito de defesa, mas, infelizmente, o processo culminou com a cassação da Juíza Selma.

    Uns vão, outros vêm. Ontem, foi o Ministro Mandetta que foi, o que, na minha avaliação, foi um equívoco, porque nós estamos no meio do enfrentamento a uma epidemia. Transição numa época dessas? Transição rima com verão; é dezembro, janeiro, quando se inicia um governo, uma administração. Vocês vão fazer uma transição agora no Ministério da Saúde no meio dessa confusão toda?

    Então, Presidente, é o registro que eu faço.

    Quem chega? Chega o Senador Fávaro, que tem o seu mérito para chegar. Foi votado, chegou em terceiro lugar e, com a cassação do diploma de um dos eleitos, ele ascende. É igual a um medalhista que ganhou uma medalha de outro, prata ou bronze, e, um deles sendo desclassificado, o quarto sobe.

    A vida é assim; é vida que segue. Vamos juntos tentar fazer um Brasil melhor.

    Era isso, Sr. Presidente.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 18/04/2020 - Página 18