Pela ordem durante a 34ª Sessão Deliberativa Remota, no Senado Federal

Manifestação pelo adiamento da votação da Medida Provisória nº 905/2019, Programa Verde e Amarelo.

Comentário sobre a aprovação do Requerimento de Informação nº 161/2020, que versa sobre pedido de informações ao Ministro de Estado da Economia sobre a possibilidade de utilização das reservas internacionais no combate à pandemia do novo coronavírus (Covid-19).

Comentário em defesa da democracia e dos interesses do Brasil.

Autor
Jader Barbalho (MDB - Movimento Democrático Brasileiro/PA)
Nome completo: Jader Fontenelle Barbalho
Casa
Senado Federal
Tipo
Pela ordem
Resumo por assunto
TRABALHO:
  • Manifestação pelo adiamento da votação da Medida Provisória nº 905/2019, Programa Verde e Amarelo.
ECONOMIA:
  • Comentário sobre a aprovação do Requerimento de Informação nº 161/2020, que versa sobre pedido de informações ao Ministro de Estado da Economia sobre a possibilidade de utilização das reservas internacionais no combate à pandemia do novo coronavírus (Covid-19).
GOVERNO FEDERAL:
  • Comentário em defesa da democracia e dos interesses do Brasil.
Publicação
Publicação no DSF de 18/04/2020 - Página 24
Assuntos
Outros > TRABALHO
Outros > ECONOMIA
Outros > GOVERNO FEDERAL
Matérias referenciadas
Indexação
  • COMENTARIO, ADIAMENTO, VOTAÇÃO, MEDIDA PROVISORIA (MPV), CONTRATO DE TRABALHO, LEGISLAÇÃO TRABALHISTA.
  • ELOGIO, APROVAÇÃO, REQUERIMENTO, INFORMAÇÕES, MINISTRO DE ESTADO, MINISTERIO DA ECONOMIA, POSSIBILIDADE, UTILIZAÇÃO, RESERVAS CAMBIAIS, COMBATE, PANDEMIA, NOVO CORONAVIRUS (COVID-19).
  • COMENTARIO, DEFESA, DEMOCRACIA, INTERESSE, BRASIL, RELAÇÃO, PRESIDENTE DA REPUBLICA, JAIR BOLSONARO, ATUAÇÃO, CONGRESSO NACIONAL, SENADO, CAMARA DOS DEPUTADOS.

    O SR. JADER BARBALHO (Bloco Parlamentar Unidos pelo Brasil/MDB - PA. Pela ordem.) – Sr. Presidente, confesso a V. Exa. que vim participar desta reunião com o sentimento de que, mais uma vez, o Congresso Nacional, seja a Câmara dos Deputados, seja o Senado Federal, tem dado reiteradas provas de ter todo o interesse de ajudar o País, de ajudar o Executivo aprovando, inclusive, temas que são profundamente polêmicos, com a maior boa vontade, para ajudar o País a enfrentar esta imensa crise.

    Eu quero dizer a V. Exa. que eu concordo com todos aqueles que dizem que esta matéria deve ser sobrestada, se possível para que retornemos na segunda-feira. É uma matéria importante, mas há muitos detalhes, Sr. Presidente, e eu concordo não só com meu Líder do MDB, mas também com todas as outras Lideranças que se expressaram.

    Mas, Sr. Presidente, eu quero agradecer a V. Exa. e à Mesa por terem aprovado meu pedido de informações ao Ministro Paulo Guedes sobre as reservas internacionais. É muito dinheiro, Sr. Presidente! São R$2 trilhões, que, como ele mesmo disse, poderiam ser empregados para enfrentar a pandemia. Então, eu pediria a V. Exa. que encaminhasse o pedido ainda hoje e que o Ministro da Economia desse uma satisfação não a mim, mas à sociedade brasileira.

    Por último, Sr. Presidente, depois de toda a boa vontade da Câmara, do Senado, do Presidente Rodrigo Maia, de V. Exa., no Senado, eu, apesar de, a esta altura da vida, dever me surpreender apenas com a minha surpresa, fico surpreso a cada dia ao verificar essa história de deporem o Presidente da República. Essa história aí contra o Rodrigo Maia, contra o Presidente do Supremo Tribunal Federal, o Ministro Dias Toffoli, contra o Governador de São Paulo...

    Sr. Presidente, eu queria fazer um apelo. Eu não sei se o Presidente Bolsonaro leu, na sua vida, alguma coisa a respeito do Duque de Caxias, mas ele tem uma série de generais, de ilustres generais, que o cercam hoje no Palácio do Planalto.

    O Duque de Caxias é o Patrono do Exército, e ele ganhou esse título de Patrono do Exército com o título de "O Pacificador". É fundamental que os generais que cercam o Presidente da República e os outros generais que são responsáveis pelas Forças Armadas se reúnam com o Presidente para dizer "olha, o Pacificador era o Duque de Caxias", porque o que nós estamos vendo, depois de toda a colaboração do Congresso Nacional, é um absurdo, Sr. Presidente! Eu vou reler, neste final de semana, a história de Duque de Caxias. Não sei se o Presidente Bolsonaro é dado à leitura, tenho dúvidas, mas os generais que o cercam devem saber da história de Duque de Caxias, e nós devemos estar à altura do Pacificador em defesa da democracia e dos interesses do Brasil.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 18/04/2020 - Página 24