Breve comunicação durante a Sessão Deliberativa Remota (CN), no Congresso Nacional

Comentário sobre a economia no Senado em razão da pandemia do novo coronavírus (Covid-19). Defesa de que o Senado contribua em apoio às consequências da pandemia.

Autor
Lasier Martins (PODEMOS - Podemos/RS)
Nome completo: Lasier Costa Martins
Casa
Congresso Nacional
Tipo
Breve comunicação
Resumo por assunto
SENADO:
  • Comentário sobre a economia no Senado em razão da pandemia do novo coronavírus (Covid-19). Defesa de que o Senado contribua em apoio às consequências da pandemia.
Publicação
Publicação no DCN de 14/05/2020 - Página 115
Assunto
Outros > SENADO
Indexação
  • COMENTARIO, ECONOMIA, GASTOS PUBLICOS, SENADO, PANDEMIA, NOVO CORONAVIRUS (COVID-19), DEFESA, CONTRIBUIÇÃO, RECURSOS FINANCEIROS.

    O SR. LASIER MARTINS (PODEMOS - RS. Para breve comunicação. Sem revisão do orador.) – ... minhas orações por um pronto restabelecimento da senhora sua mãe, que foi atingida pelo vírus, e que ela tenha uma recuperação tão rápida quanto o seu filho teve há poucas semanas.

    Quero aproveitar, Presidente Davi, para lembrar, neste momento de tanta solidariedade e de tantos apoios de instituições e pessoas, que nós também do Senado tratemos de alguma colaboração. Eu estava me lembrando: quem sabe o levantamento das economias que nós estamos fazendo no Senado em decorrência da pandemia? Fiz um rápido levantamento: só em passagens aéreas, nesses dois meses de afastamento de Brasília, nós já devemos ter economizado bem mais de R$1 milhão. Afora isso, temos economizado verba com combustível, com energia elétrica, com luz, com telefone, com água, com passagens aéreas de audiências públicas e depoimentos que não foram chamados. Enfim, seria uma maneira, talvez não seja uma soma muito alta, mas seria uma forma também de colaborar. Da mesma maneira, assim como a Câmara dos Deputados já deu uma contribuição de 150 milhões, nós poderíamos, no Senado, na avaliação de V. Exa., fazer o levantamento de o que o nosso Senado já poderia antecipar em apoio às consequências da pandemia. Afinal, nós estamos vivendo um momento em que os brasileiros, de um modo geral, as instituições, o próprio Governo está apresentando, com esforços, uma assistência social muito boa, com altos custos, em favor daqueles que foram vitimados. É um momento excepcional o que nós estamos vivendo no País, e acho que o nosso Senado poderia, de uma maneira mais concreta e de forma material, levar a sua contribuição a esses que estão precisando de um apoio material com a pandemia.

    Era isso o que, sucintamente, eu queria dizer.

    Obrigado.


Este texto não substitui o publicado no DCN de 14/05/2020 - Página 115