Pela Liderança durante a 47ª Sessão Deliberativa Remota, no Senado Federal

Comentário sobre Requerimento com pedido de convocação do Ministro do Gabinete de Segurança Institucional (GSI), Augusto Heleno, em razão de declarações em favor do Ato Institucional (AI) nº 5. Comentário sobre a reunião ministerial ocorrida em 22 de abril, na qual houve ausência de preocupação do Governo com o combate à pandemia do novo coronavírus (Covid-19) e seus efeitos na economia e na vida das pessoas. Comentário sobre manifestações na reunião ministerial contra a democracia e as instituições democráticas, a exemplo da declaração do Ministro da Educação, Abraham Weintraub. Repúdio à declaração do Ministro do Meio Ambiente, Ricardo Salles.

Autor
Rogério Carvalho (PT - Partido dos Trabalhadores/SE)
Nome completo: Rogério Carvalho Santos
Casa
Senado Federal
Tipo
Pela Liderança
Resumo por assunto
GOVERNO FEDERAL:
  • Comentário sobre Requerimento com pedido de convocação do Ministro do Gabinete de Segurança Institucional (GSI), Augusto Heleno, em razão de declarações em favor do Ato Institucional (AI) nº 5. Comentário sobre a reunião ministerial ocorrida em 22 de abril, na qual houve ausência de preocupação do Governo com o combate à pandemia do novo coronavírus (Covid-19) e seus efeitos na economia e na vida das pessoas. Comentário sobre manifestações na reunião ministerial contra a democracia e as instituições democráticas, a exemplo da declaração do Ministro da Educação, Abraham Weintraub. Repúdio à declaração do Ministro do Meio Ambiente, Ricardo Salles.
Publicação
Publicação no DSF de 26/05/2020 - Página 29
Assunto
Outros > GOVERNO FEDERAL
Indexação
  • COMENTARIO, REQUERIMENTO, CONVOCAÇÃO, MINISTRO, GABINETE DE SEGURANÇA INSTITUCIONAL, CORRELAÇÃO, ATO INSTITUCIONAL, DITADURA, CRITICA, REUNIÃO, MINISTRO DE ESTADO, PRESIDENTE DA REPUBLICA, PANDEMIA, NOVO CORONAVIRUS (COVID-19), MANIFESTAÇÃO, ABRAHAM WEINTRAUB, DEMOCRACIA.

    O SR. ROGÉRIO CARVALHO (Bloco Parlamentar da Resistência Democrática/PT - SE. Pela Liderança.) – Sr. Presidente, primeiramente, na orientação, eu não pude elogiar o nosso Relator, Senador Marcos do Val, que tem sido uma grata revelação, uma grata surpresa. Contudo, eu pedi este tempo de Liderança para reforçar o que a Senadora Rose de Freitas, o Senador Randolfe e outros Senadores já manifestaram.

    Há um requerimento de minha autoria que convoca o Ministro do GSI, o Gabinete de Segurança Institucional, o General Heleno, pelas declarações em favor do AI-5.

    E do que nós vimos na reunião do Presidente, o mais importante não era o que se procurava, que eram provas de interferência na Polícia Federal; o mais importante que foi revelado é a ausência total e absoluta de preocupação do Governo com o combate à pandemia, com como sair do isolamento e garantir a retomada econômica do País, como reconstruir o País depois de um período de tamanha fragilização da nossa economia e da vida das pessoas.

    O que a gente viu foi um cenário de manifestações autoritárias, de manifestações contra a democracia, contra as instituições democráticas, e este Congresso, esta Casa parlamentar não pode se furtar de discutir, sob pena de ser corresponsabilizada pelo que estão falando e fazendo, na condição de agentes públicos, contra a democracia e contra as instituições democráticas.

    A declaração do Ministro Weintraub requer, sim, uma convocação e requer, sim, demissão sumária ou pelo menos um encaminhamento da solicitação deste Plenário para a demissão dele pelo ato agressivo contra o Supremo Tribunal Federal.

    A manifestação do Ministro do Meio Ambiente requer, sim, uma nota de repúdio; requer, sim, um questionamento público porque ele usa da dor, do sofrimento, da morte no momento em que imprensa está toda preocupada com as vidas e com o Brasil para...

(Interrupção do som.)

    O SR. ROGÉRIO CARVALHO (Bloco Parlamentar da Resistência Democrática/PT - SE) – ... as regras ambientais do nosso País.

    Portanto, Presidente, nós precisamos, como Casa legislativa, nos manifestarmos, sob pena de nós sermos responsabilizados ou sermos corresponsáveis por atos antidemocráticos e pelo fim da democracia em nosso País.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 26/05/2020 - Página 29