Pela ordem durante a 53ª Sessão Deliberativa Remota, no Senado Federal

Considerações sobre as notícias propagadas pela Comissão Parlamentar Mista de Inquérito destinada a investigar as "fake news" a respeito do jornal A gazeta do Povo.

Autor
Oriovisto Guimarães (PODEMOS - Podemos/PR)
Nome completo: Oriovisto Guimaraes
Casa
Senado Federal
Tipo
Pela ordem
Resumo por assunto
CONGRESSO NACIONAL:
  • Considerações sobre as notícias propagadas pela Comissão Parlamentar Mista de Inquérito destinada a investigar as "fake news" a respeito do jornal A gazeta do Povo.
Publicação
Publicação no DSF de 05/06/2020 - Página 10
Assunto
Outros > CONGRESSO NACIONAL
Indexação
  • REGISTRO, RELATORIO, COMISSÃO PARLAMENTAR MISTA DE INQUERITO, NOTICIA FALSA, ATENTADO, REPUTAÇÃO, A GAZETA DO POVO, COMENTARIO, PRONUNCIAMENTO, ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE IMPRENSA (ABI).

    O SR. ORIOVISTO GUIMARÃES (PODEMOS - PR. Pela ordem.) – Sr. Presidente, agradeço a questão de ordem. Esse momento, para nós todos aqui do Paraná, é extremamente importante porque, infelizmente, a CPMI da Fake News cometeu uma grande injustiça com todo o Estado do Paraná. Eu já falei ao nosso querido Senador Angelo Coronel, e ele certamente não é o culpado disso, mas veja: uma CPMI de fake news não pode produzir uma fake news, Sr. Presidente. E olha o que fizeram: catalogaram o jornal A Gazeta do Povo, o mais tradicional jornal do Paraná, com mais de cem anos de existência, que é um jornal equivalente para o Paraná ao que é o jornal O Estado de S. Paulo para o Estado de São Paulo, ou do que é o Correio Braziliense para Brasília, ou do que é o jornal A Tarde para Salvador, catalogaram esse jornal como sendo um jornal gerador de fake news.

    A Associação Brasileira de Imprensa já se pronunciou, os principais órgãos de imprensa já se pronunciaram, e eu acho, Sr. Presidente, que a CPMI tem que tomar mais cuidado. Isso vai contra a reputação de um jornal secular, tradicional, que se confunde com a história do Paraná. Nós não podemos admitir que uma coisa como essa aconteça, porque desmoraliza a própria CPMI.

    Então, Sr. Presidente, eu quero deixar registrado neste Plenário – e por isso pedi esta questão de ordem – um desagravo ao jornal Gazeta do Povo. Já falei com o nosso Senador Angelo Coronel, que me prometeu que vai tentar corrigir esse erro, e acho mesmo que o culpado por isso – certamente é algum assessor ou alguém que fez isso desavisadamente – deveria fazer um pedido formal de desculpas ao jornal Gazeta do Povo, que faz parte da tradição dos paranaenses e que teve a sua reputação não maculada, porque isso não macula um jornal que tem a tradição do jornal Gazeta do Povo, mas foi uma notícia muito triste, e eu queria fazer esse reparo.

    Muito obrigado, Sr. Presidente.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 05/06/2020 - Página 10