Pronunciamento de Soraya Thronicke em 22/06/2020
Interpelação a convidado durante a 58ª Sessão de Debates Temáticos, no Senado Federal
Sessão de Debates Temáticos destinada a debater sobre o adiamento das eleições municipais durante a pandemia.
- Autor
- Soraya Thronicke (PSL - Partido Social Liberal/MS)
- Nome completo: Soraya Vieira Thronicke
- Casa
- Senado Federal
- Tipo
- Interpelação a convidado
- Resumo por assunto
-
ELEIÇÕES E PARTIDOS POLITICOS:
- Sessão de Debates Temáticos destinada a debater sobre o adiamento das eleições municipais durante a pandemia.
- Publicação
- Publicação no DSF de 23/06/2020 - Página 51
- Assunto
- Outros > ELEIÇÕES E PARTIDOS POLITICOS
- Indexação
-
- SESSÃO DE DEBATES TEMATICOS, DESTINAÇÃO, ADIAMENTO, ELEIÇÃO MUNICIPAL, TEMPO, DURAÇÃO, PANDEMIA, NOVO CORONAVIRUS (COVID-19).
A SRA. SORAYA THRONICKE (Bloco Parlamentar PSDB/PSL/PSL - MS. Para interpelar convidado.) – Sr. Presidente, eu quero agradecer pelo fato de o senhor ter me dado esta oportunidade, pois eu estava ausente na imagem, mas estava presente aqui assistindo à sessão. Eu estava, inclusive, recebendo a visita do nosso pré-candidato à Prefeitura da Capital do Pantanal, o Elano, e de dois pré-candidatos à vereança, o Douglas e o Emerson. São pessoas que estão nos acompanhando há muito tempo e que nos trouxeram também as suas preocupações com as eleições. Aí, eu estava exatamente em sessão, assistindo, quando os recebi aqui em Brasília. E, assim, nós estávamos assistindo juntos. Então, muito obrigada.
Eu quero parabenizar, mais uma vez, a praticidade com que o Ministro Barroso trata do assunto, de forma jurídica e técnica ao mesmo tempo, buscando nas ciências, tanto na ciência jurídica quanto na ciência da saúde, com os médicos, os experts, a resposta, o guia, o nosso norte. O nosso norte é a vida, mas é lógico que nós temos que respeitar a Constituição.
A minha pergunta para o Ministro vai no seguinte ponto, reforçando até uma pergunta do Senador Oriovisto: vamos ter a eleição... Eu já compreendi, Senador Mecias, o porquê da dificuldade dos dias 6 e 20 de dezembro: é que não dará tempo – isso eu compreendi na outra reunião – de julgar as contas, diplomar e dar posse aos eleitos no dia primeiro... (Falha no áudio.)
Mas quero saber o seguinte: vamos ter eleições, Ministro? Vamos. Então, como faremos as campanhas? De que forma vamos fazer as campanhas?
Eu sei que está cedo e que, de repente, não pensaram nisso, mas qual é o seu feeling? Como vamos agir em uma cidade que vai ter – e acho que a maioria das cidades brasileiras... (Falha no áudio.)
Nós teremos eleições? Sim. Como vamos fazer campanha?
Muito obrigada, mais uma vez, uma boa semana para todos nós e que tenhamos sabedoria para tocar essas eleições e também que possamos cantar essa vitória de termos passado e superado mais um problema aqui no Brasil.
Muito obrigada.