Explicação pessoal durante a 64ª Sessão Deliberativa Remota, no Senado Federal

Resposta ao questionamento do Senador Rogério Carvalho acerca da atuação do ex-Ministro Sergio Moro na ação que condenou o ex-Presidente Lula.

Autor
Oriovisto Guimarães (PODEMOS - Podemos/PR)
Nome completo: Oriovisto Guimaraes
Casa
Senado Federal
Tipo
Explicação pessoal
Resumo por assunto
PODER JUDICIARIO:
  • Resposta ao questionamento do Senador Rogério Carvalho acerca da atuação do ex-Ministro Sergio Moro na ação que condenou o ex-Presidente Lula.
Publicação
Publicação no DSF de 08/07/2020 - Página 15
Assunto
Outros > PODER JUDICIARIO
Indexação
  • RESPOSTA, QUESTIONAMENTO, SENADOR, ROGERIO CARVALHO, ATUAÇÃO, SERGIO MORO, AÇÃO PENAL, CONDENAÇÃO CRIMINAL, LUIZ INACIO LULA DA SILVA.

    O SR. ORIOVISTO GUIMARÃES (PODEMOS - PR. Para explicação pessoal.) – Sr. Presidente, apenas um minuto para dizer ao Senador Rogério Carvalho que nós estamos de acordo, sim.

    Agora, imagine, Senador Rogério Carvalho, se um Ministro do Supremo tivesse prendido e condenado o ex-Presidente Lula, a quem o Presidente Lula iria recorrer?

    Então, se eu vejo gravidade na sua afirmação, vejo que, no caso do jornalista, há uma gravidade ainda muito maior, muito maior, porque simplesmente ele não tem a quem recorrer. É um cidadão comum que está sendo julgado, posto na cadeia pelo Supremo e que, se for condenado, não tem a quem recorrer. O Presidente Lula, pelo menos, foi condenado em primeira instância, pôde recorrer à segunda e, agora, vai recorrer à terceira e até ao Supremo. 

    Então, eu concordo com o senhor que é absolutamente errado um juiz ser investigador e juiz ao mesmo tempo – estamos perfeitamente de acordo nisso –, mas quero dizer que o caso do jornalista é ainda mais grave.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 08/07/2020 - Página 15