Pela ordem durante a 68ª Sessão Deliberativa Extraordinária, no Senado Federal

Pergunta ao Vice-Presidente da República, Sr. Hamilton Mourão, convidado para discutir a criação do Conselho Nacional da Amazônia Legal e prestar informações sobre o Plano de Combate ao Desmatamento na Amazônia, acerca do denominado linhão Manaus (AM) Boa vista (RR), e crítica à atuação do Ibama (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis) no Estado do Amazonas, sobretudo pela omissão quanto à BR-319.

Autor
Omar Aziz (PSD - Partido Social Democrático/AM)
Nome completo: Omar José Abdel Aziz
Casa
Senado Federal
Tipo
Pela ordem
Resumo por assunto
GOVERNO ESTADUAL:
  • Pergunta ao Vice-Presidente da República, Sr. Hamilton Mourão, convidado para discutir a criação do Conselho Nacional da Amazônia Legal e prestar informações sobre o Plano de Combate ao Desmatamento na Amazônia, acerca do denominado linhão Manaus (AM) Boa vista (RR), e crítica à atuação do Ibama (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis) no Estado do Amazonas, sobretudo pela omissão quanto à BR-319.
Publicação
Publicação no DSF de 15/07/2020 - Página 51
Assunto
Outros > GOVERNO ESTADUAL
Indexação
  • REGISTRO, REGIÃO AMAZONICA, LIGAÇÃO, MANAUS (AM), BOA VISTA (RR), CRITICA, Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA), OMISSÃO, RODOVIA, DECLARAÇÃO, HAMILTON MOURÃO, VICE-PRESIDENTE DA REPUBLICA, ASFALTAMENTO.

    O SR. OMAR AZIZ (PSD - AM. Pela ordem.) – Sr. Presidente, eu perdi uma oportunidade, até porque eu me vejo de obrigação de falar sobre a minha região.

    Eu vejo muita gente querer falar sobre a Amazônia sem conhecer a Amazônia. De teoria nós estamos cheios!

    O próprio Presidente Bolsonaro, na primeira reunião que a bancada do Estado do Amazonas teve com ele, foi alertado para que não pudesse desprezar a questão ambiental. Um dos alertas que fizemos foi que ele não conseguiria... Ele tinha anunciado que faria a ligação, o linhão de Manaus para Boa Vista, e eu disse a ele, como outros Senadores e Deputados disseram: "O senhor não vai conseguir por causa da questão ambiental. O senhor não vai conseguir aprovar".

    E se falou tanto no Ibama! O Ibama tem um papel importante, mas também tem um papel de desserviço para o Estado do Amazonas, porque nós não conseguimos, há muitos anos, falar sobre a BR-319. E o Presidente Mourão, que estava aí – e por isso a minha questão de ordem –, veio ao Amazonas e disse que ia comer a boina dele se ele não asfaltasse a BR-319. Então, era esta pergunta que eu queria fazer para ele, e V. Exa. pode fazer esta pergunta a ele: ele vai comer a boina ou ele vai fazer a BR-319?

    Essa era a minha questão de ordem, Sr. Presidente.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 15/07/2020 - Página 51