Pela ordem durante a 76ª Sessão Deliberativa Remota, no Senado Federal

Solicitação ao Presidente Davi Alcolumbre para escolha de um espaço físico no Senado destinado a homenagear o funcionário Carlos Alberto Pereira da Silva, cinegrafista da TV Senado.

Autor
Rose de Freitas (PODEMOS - Podemos/ES)
Nome completo: Rosilda de Freitas
Casa
Senado Federal
Tipo
Pela ordem
Resumo por assunto
HOMENAGEM:
  • Solicitação ao Presidente Davi Alcolumbre para escolha de um espaço físico no Senado destinado a homenagear o funcionário Carlos Alberto Pereira da Silva, cinegrafista da TV Senado.
Publicação
Publicação no DSF de 14/08/2020 - Página 25
Assunto
Outros > HOMENAGEM
Indexação
  • SOLICITAÇÃO, DAVI ALCOLUMBRE, PRESIDENTE, ESCOLHA, LOCAL, DESTINAÇÃO, HOMENAGEM, MORTE, FUNCIONARIO PUBLICO, TELEVISÃO, SENADO, NOVO CORONAVIRUS (COVID-19).

    A SRA. ROSE DE FREITAS (PODEMOS - ES. Pela ordem.) – Sr. Presidente, antes de tudo, quero saudá-lo por vê-lo novamente na telinha. Cada um tem um quarteirão para cuidar aí, e, quando a gente se encontra, é sempre um prazer.

    Muito obrigada pelo tempo de fala.

    Sr. Presidente, é apenas para dizer o seguinte: nós estamos reivindicando – e falamos hoje com o Líder Bezerra – sobre a importância que tem um espaço, inclusive quando abrir a sessão – e que esse espaço seja regrado e também assistido, isto é, que seja inserido na pauta da internet dos nossos trabalhos –, para que a gente possa fazer manifestações, como as que fizeram ontem o Senador Randolfe, o Kajuru, eu mesma fiz e outros Senadores fizeram, a respeito de fatos que acontecem na sociedade.

    Hoje, o Contarato apresentou uma manifestação, que todos vamos assinar, mas, se nós tivéssemos um espaço onde nós pudéssemos, entre nós, conversar e nos entendermos, nós organizaríamos essas manifestações, manifestações essas que, muitas vezes, se perdem por não terem um espaço adequado para discutir, debater, acrescentar, propor, organizar.

    Isso é muito importante para nós, porque precisamos... Ainda teremos um espaço nessa votação remota pela frente, pelo que estamos vendo, e esse tempo para nós é muito preciso.

    Quero até registrar para V. Exa. o seguinte: V. Exa. sabe, como Presidente do Congresso, a importância que tem V. Exa. hoje conversar com o Executivo, conversar com a outra Casa, discutir conosco, mostrar o que está acontecendo, mas acredite: para nós tem sido muito difícil estar dentro dessa movimentação e entender qual é o próximo passo que vai acontecer.

    V. Exa. mostrou um calendário sobre pacto federativo, reforma administrativa. Sobre a reforma tributária qual é o calendário que vai acontecer? E se nós pudermos, em conjunto – ou é a proposta do Amin ou é a proposta do Contarato ou é a proposta do Braga –, nos organizar para lhe apresentar também algumas formas de nós nos integrarmos a toda movimentação política que V. Exa. tão bem está fazendo e também somarmos esforço. Ninguém vai sozinho, o senhor tem o nosso apoio permanente, mas também precisamos nos orientar nesse processo para não ficarmos perdidos como às vezes ficamos.

    E eu queria deixar aqui... A Casa sempre homenageou autoridades nos seus espaços; com a morte do Carlão, tão querido, que acompanhava os pronunciamentos, que acompanhava os trabalhos do Presidente Davi, que tinha sempre uma palavra de apoio a esta Casa, eu pediria que se encontrasse uma oportunidade para nós homenagearmos um servidor, fosse ele da imprensa ou de onde fosse, mas que esta Casa – como ele escolheu um abraço a todos nós, o respeito a todos nós – soubesse escolher um espaço para homenagear um servidor da mídia, da área da casa, qualquer serviço. Eu reivindicaria que o Carlão fosse essa pessoa homenageada nos espaços democráticos desta Casa.

    Agradeço e parabenizo V. Exa. pela acuidade que tem hoje com todos os assuntos relevantes dentro desta República, dialogando com todos.

    Muito obrigada.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 14/08/2020 - Página 25