Pela ordem durante a 75ª Sessão Deliberativa Remota, no Senado Federal

Solidariedade ao povo libanês em razão da explosão no porto de Beirute, capital do Líbano.

Autor
Esperidião Amin (PP - Progressistas/SC)
Nome completo: Esperidião Amin Helou Filho
Casa
Senado Federal
Tipo
Pela ordem
Resumo por assunto
HOMENAGEM:
  • Solidariedade ao povo libanês em razão da explosão no porto de Beirute, capital do Líbano.
Publicação
Publicação no DSF de 06/08/2020 - Página 9
Assunto
Outros > HOMENAGEM
Indexação
  • SOLIDARIEDADE, POPULAÇÃO, PAIS ESTRANGEIRO, LIBANO, BEIRUTE, VITIMA, ACIDENTE, EXPLOSÃO.

    O SR. ESPERIDIÃO AMIN (Bloco Parlamentar Unidos pelo Brasil/PP - SC. Pela ordem.) – Presidente, na verdade, o que eu considero essencial é que todo o Senado Federal manifeste, neste momento, a solidariedade do povo brasileiro aos nossos irmãos do Líbano e, particularmente, à cidade de Beirute, capital do Líbano.

    O Brasil é o maior país libanês do mundo. Nós temos, aqui no Brasil, mais descendentes de libaneses do que o próprio Líbano tem hoje de população.

    Só para citar, estou vendo aqui a Senadora Simone Tebet, legítima representante da mulher descendente de libaneses no nosso País. Temos o Senador Tasso Jereissati – e estou falando só dos explícitos –, Omar Aziz, Kajuru, que é Nasser, do Nelsinho Trad eu já falei; enfim, temos um número expressivo de libaneses explícitos, afora os implícitos, aqueles cujos nomes a trajetória foi aportuguesando.

    Então, eu queria consignar, como filho de imigrantes que sou – eu acho que deste o único que é de primeira geração –, de pai libanês... A minha mãe nasceu em outras plagas, mas filho de imigrante. E migração é, hoje, uma coisa hoje dolorosa no mundo. Ver a capital do país, de onde o seu pai saiu em grande necessidade – não saiu porque quis –, viver mais uma tragédia além das que tem vivido ultimamente...

    Não se sabe direito a causa, mas parecer que foi acidental. A causa está sendo investigada, mas as mortes são explícitas, estão aí, além de mais de 2 ou 3 mil feridos, uma destruição muito grande.

    Então, eu quero me arrogar o direito e o dever de fazer esse registro de solidariedade, porque, tenho certeza, todos, a começar pelo Senador Jean Paul, que preside a Frente Parlamentar da amizade árabe-brasileira, enfim, independentemente de sobrenome, todos nós sabemos que o Líbano é um pais irmão e, sob muitos aspectos, pai, mãe de muitos brasileiros que são naturalizados ou que aqui nasceram.

    Então, eu quero expressar esse sentimento de dor e de solidariedade, acho que em nome do Senado, mas, acima de tudo, como cidadão brasileiro que ostenta o sobrenome que herdei do meu pai, de sua família e que carrego junto com a ancestralidade italiana que vem da minha mãe.

    Agradeço a V. Exas.

    Nós estamos vivendo uma tragédia e, por isso, sabemos – e deveremos saber cada vez mais – a importância da solidariedade.

    Muito obrigado, Sr. Presidente.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 06/08/2020 - Página 9