Pela ordem durante a 15ª Sessão Deliberativa Remota (CN), no Congresso Nacional

Considerações sobre a conservação do Teatro Carmélia, no Estado do Espírito Santo (ES).

Comentário acerca de premiação recebida pelo Instituto Federal de Educação Superior (Ifes) do Estado do Espírito Santo (ES).

Autor
Rose de Freitas (PODEMOS - Podemos/ES)
Nome completo: Rosilda de Freitas
Casa
Congresso Nacional
Tipo
Pela ordem
Resumo por assunto
CULTURA:
  • Considerações sobre a conservação do Teatro Carmélia, no Estado do Espírito Santo (ES).
EDUCAÇÃO:
  • Comentário acerca de premiação recebida pelo Instituto Federal de Educação Superior (Ifes) do Estado do Espírito Santo (ES).
Publicação
Publicação no DCN de 13/08/2020 - Página 167
Assuntos
Outros > CULTURA
Outros > EDUCAÇÃO
Indexação
  • COMENTARIO, CONSERVAÇÃO, PATRIMONIO CULTURAL, CULTURA, CENTRO CULTURAL, TEATRO, ESTADO DO ESPIRITO SANTO (ES).
  • COMENTARIO, PREMIO, EDUCAÇÃO, ENSINO SUPERIOR.

    A SRA. ROSE DE FREITAS (PODEMOS - ES. Pela ordem. Sem revisão da oradora.) – Pois não, Sr. Presidente.

    Muito obrigada.

    Apenas gostaria, antes de encerrar a sessão, de reformar aqui o meu agradecimento ao Salim Mattar, não agradeci somente ao Guedes, ao Esteves, ao Mauro, ao Paulo. A luta pela conservação do patrimônio cultural do Estado do Espírito Santo, na Grande Vitória, é o Teatro Carmélia, que já estava há nove anos paralisado e era administrado pela Prefeitura. Cessou a concessão, fizemos uma reivindicação a ele, ele ouviu a bancada e ouviu naturalmente o coordenador. O Estado aqui está em festa! Tenho o agradecimento também do Governador, porque o Centro Cultural Carmélia é muito importante para o Estado do Espírito Santo e para a cultura capixaba.

    E também quero dizer que o Ifes, reconhecidamente, em nível nacional, o Instituto Federal de Educação superior, foi agraciado com o prêmio pela sua capacidade e, sobretudo, por como se organiza dentro da comunidade educacional nessa área tecnológica. E ele prontamente se colocou à disposição para reinventar um processo e um projeto em que caiba tanto o apoio à educação na área tecnológica – o nosso parque tecnológico será construído em um armazém do IBC –, como também caberá à iniciativa privada participar dessa engenharia construída pelo Salim, o que mostra claramente a sua competência e sobretudo a sua vontade de interagir com as propostas que vêm dos Estados.

    Eu tenho que agradecer a ele, como agradeci ao Paulo Guedes, que nos ajudou nesse diálogo, e como agradece o povo do Estado do Espírito Santo, o movimento cultural ao Salim. Foi uma perda, eu o conheci muito recentemente, mas o diálogo que estabelecemos, inclusive com a reitoria do Ifes, originou esse apoio ao Estado do Espírito Santo.

    Em nome da bancada, do povo e dos agentes culturais, eu quero falar, mais uma vez, muito obrigado ao Salim, que hoje se ausentou do Governo. Espero que seja realocado o mais rapidamente possível, para continuar desempenhando essa tarefa pública à qual ele se habilitou brilhantemente diante de todos nós.

    Obrigada.


Este texto não substitui o publicado no DCN de 13/08/2020 - Página 167