Discurso durante a 87ª Sessão Deliberativa Extraordinária, no Senado Federal

Considerações sobre os 140 mil óbitos causados pelo novo coronavírus (Covid-19) e sobre a diminuição da cobertura vacinal pública gratuita ao longo dos anos.

Autor
Zenaide Maia (PROS - Partido Republicano da Ordem Social/RN)
Nome completo: Zenaide Maia Calado Pereira dos Santos
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
SAUDE:
  • Considerações sobre os 140 mil óbitos causados pelo novo coronavírus (Covid-19) e sobre a diminuição da cobertura vacinal pública gratuita ao longo dos anos.
Publicação
Publicação no DSF de 24/09/2020 - Página 30
Assunto
Outros > SAUDE
Indexação
  • REGISTRO, MORTE, PANDEMIA, NOVO CORONAVIRUS (COVID-19), COMENTARIO, REDUÇÃO, COBERTURA, VACINA, CRIANÇA, CARATER PUBLICO, CUSTO, PRODUÇÃO, FORNECIMENTO, CARATER PRIVADO, POSSIBILIDADE, EPIDEMIA, TUBERCULOSE.

    A SRA. ZENAIDE MAIA (Bloco Parlamentar da Resistência Democrática/PROS - RN. Para discursar.) – Fiquei sem óculos, Presidente. Vou ver se aumento meu braço.

    Por favor, pegue meus óculos ali.

    Sr. Presidente, colegas Senadores, o assunto aqui, de ontem para hoje – fico feliz –, é salvar vidas, sejam as vidas do Pantanal, seja a vida do nosso meio ambiente.

    Mas eu estou aqui – isto tem tudo a ver – para falar de algo grave que está acontecendo na saúde do nosso País: 140 mil óbitos pela Covid-19. Mas nós estamos à beira de muito mais óbitos.

    A cobertura vacinal das crianças menores de cinco anos neste País, Presidente, em 2014 era de 95%. A gente sabe que o Brasil era visto pelos países com respeito pela cobertura vacinal. O País tinha a maior cobertura vacinal pública gratuita do mundo, ao ponto de as nossas crianças só terem alergias, porque as meningites, tuberculose, sarampo e difteria, tudo isso estava erradicado. Por que isso aconteceu, Presidente Collor? Para tuberculose, difteria, tétano e coqueluche, há a tríplice viral. São vacinas que são baratas. Tiraram os investimentos do Instituto Butantan. O Brasil já chegou a ser o maior produtor de vacina da América do Sul.

(Soa a campainha.)

    A SRA. ZENAIDE MAIA (Bloco Parlamentar da Resistência Democrática/PROS - RN) – Tiraram os recursos do Instituto Butantan, e somente o privado é que fornece. E o privado não vai ter interesse em fornecer vacinas de baixo custo. Ele vai investir onde recebe mais. São empresas! Empresa não vê a vida dos seres humanos, empresa vê lucro! É isso que está acontecendo no Brasil.

    Neste Senado, a gente tem que acordar, senão vamos ter tuberculose, difteria e coqueluche, gente! O que é isso? Precisamos reagir! Isso é vida!

    Há outra coisa: por que eu falo em vida? Quando não se considera a vida da natureza, dos animais, das árvores, que nos fornecem oxigênio, isso termina refletindo na saúde. Não se iluda: tudo que se faz de errado no Planeta contra a vida não só dos animais, mas dos outros...

(Soa a campainha.)

    A SRA. ZENAIDE MAIA (Bloco Parlamentar da Resistência Democrática/PROS - RN) – ... termina numa saúde combalida, com 140 mil óbitos pela Covid e na iminência de uma epidemia de tuberculose, coqueluche, difteria, que é o famoso crupe, que matou muita gente neste País.

    Muito obrigada, Sr. Presidente.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 24/09/2020 - Página 30