Discurso durante a 87ª Sessão Deliberativa Extraordinária, no Senado Federal

Considerações sobre a importância de se atenderem às recentes demandas da sociedade relativas aos pedidos de impeachment de Ministros do Supremo Tribunal Federal (STF), bem como as referentes à Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da "Lava-Toga" e à prisão definitiva após condenação em segunda instância.

Autor
Eduardo Girão (PODEMOS - Podemos/CE)
Nome completo: Luis Eduardo Grangeiro Girão
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
PODER JUDICIARIO:
  • Considerações sobre a importância de se atenderem às recentes demandas da sociedade relativas aos pedidos de impeachment de Ministros do Supremo Tribunal Federal (STF), bem como as referentes à Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da "Lava-Toga" e à prisão definitiva após condenação em segunda instância.
Publicação
Publicação no DSF de 24/09/2020 - Página 33
Assunto
Outros > PODER JUDICIARIO
Indexação
  • REGISTRO, ATENDIMENTO, DEMANDA, SOCIEDADE, PEDIDO, IMPEACHMENT, MINISTRO, SUPREMO TRIBUNAL FEDERAL (STF), COMISSÃO PARLAMENTAR DE INQUERITO (CPI), LAVA-TOGA, COMENTARIO, PRISÃO, CONDENAÇÃO CRIMINAL, SEGUNDA INSTANCIA.

    O SR. EDUARDO GIRÃO (PODEMOS - CE. Para discursar.) – Presidente Davi Alcolumbre, com muito respeito, eu venho aqui, após essa fala corajosa do Senador Lasier Martins, manifestar meu apoio à questão de ordem dele e também relembrar um procedimento que foi celebrado por todo o País naquela eleição em que o senhor foi eleito Presidente do Senado, no início de fevereiro de 2019, quando nós estávamos estreando aqui, muitos de nós, e o voto aberto foi um instrumento de transparência, que foi decisivo, inclusive, na eleição do senhor.

    Então, eu queria relembrar do discurso da posse de V. Exa. uma frase que marcou muito e que a gente aguarda que seja efetivamente consolidada durante a sua gestão; foi uma promessa, inclusive, do senhor. O senhor disse aqui:

Manifesto desde já que, no que depender de minha condução, essa será a derradeira sessão do 'segredismo' [entre aspas], do conforto enganoso do voto secreto: só com a transparência em todas as nossas práticas, o Senado reconquistará seu prestígio e revelará a sua estatura no conjunto de Poderes. Não devemos temer a crítica das ruas; devemos ouvi-la com atenção e recolhê-la com acato e humildade.

    Essas críticas das ruas, no meu modo de entender, respeitando os colegas que pensam de forma diferente, não estão sendo ouvidas nesta Legislatura. Diversos pedidos de impeachment de ministros continuam sendo engavetados.

(Soa a campainha.)

    O SR. EDUARDO GIRÃO (PODEMOS - CE) – Diversas CPIs, como a da Lava Toga, a prisão em segunda instância são demandas legítimas da sociedade que esta Casa não tem atendido.

    Então, eu espero ainda que, nesta Legislatura, em que trabalhei, inclusive, para a sua eleição, com outros colegas aqui, que a gente tenha o cumprimento desse compromisso.

    Muito obrigado.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 24/09/2020 - Página 33