Pela ordem durante a 87ª Sessão Deliberativa Extraordinária, no Senado Federal

Críticas à chamada "nova política", apregoada pelo Governo Federal; repúdio à operação Lava Jato; e elogios ao Partido dos Trabalhadores (PT) pela instituição de programa como o Minha Casa, Minha Vida, o Luz para Todos e o Bolsa Família.

Autor
Rogério Carvalho (PT - Partido dos Trabalhadores/SE)
Nome completo: Rogério Carvalho Santos
Casa
Senado Federal
Tipo
Pela ordem
Resumo por assunto
GOVERNO FEDERAL:
  • Críticas à chamada "nova política", apregoada pelo Governo Federal; repúdio à operação Lava Jato; e elogios ao Partido dos Trabalhadores (PT) pela instituição de programa como o Minha Casa, Minha Vida, o Luz para Todos e o Bolsa Família.
Publicação
Publicação no DSF de 24/09/2020 - Página 47
Assunto
Outros > GOVERNO FEDERAL
Indexação
  • CRITICA, GESTÃO, GOVERNO FEDERAL, REPUDIO, OPERAÇÃO LAVA JATO, PREJUIZO, ECONOMIA NACIONAL, ELOGIO, PARTIDO DOS TRABALHADORES (PT), CRIAÇÃO, PROGRAMA MINHA CASA MINHA VIDA (PMCMV), BOLSA FAMILIA.

    O SR. ROGÉRIO CARVALHO (Bloco Parlamentar da Resistência Democrática/PT - SE. Pela ordem.) – Presidente, eu estou aqui vendo um tuíte de um colega Senador e eu quero primeiro dizer que, entre a velha e a nova política, eu fico com a boa política, porque a dita nova política é responsável hoje por uma justiça que faz justiçamento, por uma justiça que persegue e que foi transformada num instrumento político para retirar e condenar aqueles que poderiam estar no front, disputando a vontade popular.

    Eu quero dizer que essa nova política que enganou os brasileiros, no ano de 2015, destruiu 2,5 milhões de empregos; pegou a Petrobras, que tinha 446 mil trabalhadores e hoje tem 186 mil; acabou com as empresas da construção civil que exportavam serviço de construção civil para o mundo inteiro; a Petrobras, no primeiro ano, teve 145 bilhões de prejuízo. Essa nova política – essa nova política! – está retirando do Nordeste toda a operação da Petrobras, do Rio Grande do Norte, de Alagoas, da Bahia, de Sergipe e do Amazonas. Essa nova política tem a cara do fascismo, porque esconde a sua verdadeira cara, a sua verdadeira face. A Lava Jato é uma farsa, a Lava Jato destruiu a economia do Brasil, destruiu nossas grandes empresas a serviço de quem? A serviço do Departamento de Estado dos Estados Unidos, que veio aqui, secretamente. E agora foi punido o Coordenador da Operação, que era o Dallagnol, o procurador.

    Portanto, eu quero dizer que o Partido dos Trabalhadores – o Partido dos Trabalhadores! – não está do lado nem da nova, nem da velha política, mas da boa política, da política que fez o Minha Casa, Minha Vida, da política que fez o Luz para Todos, da política que criou o Bolsa Família, da política que criou 22 milhões de empregos, que bancarizou 70 milhões de brasileiros. Essa é a boa política.

    A política da farsa, do discurso fácil, moralista, essa política não constrói o Brasil, não é a defesa de tese. Por isso, Presidente, eu quero aqui, olhando nos seus olhos, dizer o seguinte: este ano, o Senado da República produziu, durante a pandemia, de forma remota, mais do que em uma legislatura inteira. E, se eu puder e tiver a oportunidade de dar um voto a V. Exa. que eu não dei, darei com muito gosto. Sabe por quê? Porque eu acredito é na boa política e não na nova política fascista que quer dominar o Brasil!

    Muito obrigado, Sr. Presidente.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 24/09/2020 - Página 47