Discurso durante a 93ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Elogio aos cientistas brasileiros que participaram de pesquisa comandada pelo Ministério da Ciência e Tecnologia (UFRJ) na qual revelou-se a existência de um remédio com efeitos no combate à Covid-19, a Nitazoxanida. Registro dos parabéns à Dra. Patrícia Rocco, da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), ao Ministro Marcos Pontes e aos técnicos e voluntários que trabalharam pelo Ministério da Ciência e Tecnologia.

Autor
Carlos Viana (PSD - Partido Social Democrático/MG)
Nome completo: Carlos Alberto Dias Viana
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
SAUDE:
  • Elogio aos cientistas brasileiros que participaram de pesquisa comandada pelo Ministério da Ciência e Tecnologia (UFRJ) na qual revelou-se a existência de um remédio com efeitos no combate à Covid-19, a Nitazoxanida. Registro dos parabéns à Dra. Patrícia Rocco, da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), ao Ministro Marcos Pontes e aos técnicos e voluntários que trabalharam pelo Ministério da Ciência e Tecnologia.
Publicação
Publicação no DSF de 21/10/2020 - Página 34
Assunto
Outros > SAUDE
Indexação
  • ELOGIO, CIENTISTA, PESQUISA, MINISTERIO DA CIENCIA E TECNOLOGIA (MCT), MEDICAMENTOS, COMBATE, NOVO CORONAVIRUS (COVID-19), PANDEMIA.

    O SR. CARLOS VIANA (PSD - MG. Para discursar.) – Sr. Presidente Davi Alcolumbre e todos os Senadores e Senadoras, meu boa-noite a todos.

    O Senador Federal, nós precisamos, senhores e senhoras, dar os parabéns aos cientistas brasileiros que participaram da pesquisa comandada pelo Ministério da Ciência e Tecnologia, do Ministro Marcos Pontes, e que, ontem, revelaram ao País que nós temos um remédio, uma droga, que efetivamente, tecnicamente, cientificamente produz efeitos muitos importantes no combate à Covid: Nitazoxanida.

    Essa substância foi testada em 500 voluntários brasileiros, em quatro hospitais diferentes, reuniu cientistas da Universidade Federal do Rio de Janeiro, da Universidade Federal de Minas Gerais, sob o comando da nossa cientista Dra. Patrícia Rocco. Ontem, foram apresentados os resultados.

    A Nitazoxanida reduz em até 90% os efeitos da carga viral quando uma pessoa recebe a medicação logo nos primeiros dias da contaminação e do resultado positivo.

    Nós temos, aqui no Brasil, sempre, aplaudido as pesquisas internacionais, as conquistas da ciência de fora, que vêm, mas nós precisamos valorizar os nossos cientistas, as nossas universidades federais e esse resultado, que muda, daqui para a frente, todo o quadro de combate à Covid em nosso País.

    A Nitazoxanida é uma substância facilmente encontrada em todo o Brasil e, agora, estará no protocolo dos médicos. O Ministério da Saúde vai fazer a publicação logo após as revistas científicas terem colocado todo esse estudo para os testes. Mas nós temos uma esperança, uma resposta positiva em relação a este assunto.

    Então, eu, aqui, como Senador, quero dar os parabéns, em especial, à Dra. Patrícia Rocco, da Universidade Federal do Rio de Janeiro, por esse resultado excepcional. Dou os parabéns também ao Ministro Marcos Pontes e a todos os técnicos e voluntários que trabalharam pelo Ministério da Ciência e Tecnologia.

    Nós temos o Brasil na ponta agora, indicando para a medicina internacional a possibilidade de que os nossos pacientes não tenham a internação, como tem sido colocado, porque o remédio faz com que a pessoa tenha um efeito muito menor. E, principalmente, nós podemos reduzir o número de mortos por conta da doença em nosso País.

    É impressionante. Se nós tivéssemos essa publicação desse remédio sendo conhecido nos Estados Unidos, em qualquer outro país, toda a imprensa, tudo estaria sendo divulgado como uma grande conquista. Mas são cientistas brasileiros. E, hoje, o que eu vi foram críticas a um gráfico que apenas estava lá para apenas demonstrar a eficácia, como uma forma de exemplificar. Chamou-se mais a atenção para essa questão dos gráficos do que propriamente para o esforço dos nossos médicos, dos nossos biofarmacêuticos, dos nossos cientistas.

    Os meus parabéns, os nossos parabéns a todos os que trabalharam para que o Brasil tenha essa esperança no combate à Covid.

    Muito obrigado, Sr. Presidente.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 21/10/2020 - Página 34