Discurso durante a 93ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Considerações acerca da importância do investimento em ciência e tecnologia para o desenvolvimento econômico e para o desenvolvimento da vacina.

Pedido de apoio à votação do Requerimento nº 2.504, de 2020, que propõe a realização de sessão especial destinada ao dia do médico.

Autor
Izalci Lucas (PSDB - Partido da Social Democracia Brasileira/DF)
Nome completo: Izalci Lucas Ferreira
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
CIENCIA E TECNOLOGIA:
  • Considerações acerca da importância do investimento em ciência e tecnologia para o desenvolvimento econômico e para o desenvolvimento da vacina.
HOMENAGEM:
  • Pedido de apoio à votação do Requerimento nº 2.504, de 2020, que propõe a realização de sessão especial destinada ao dia do médico.
Aparteantes
Soraya Thronicke.
Publicação
Publicação no DSF de 21/10/2020 - Página 46
Assuntos
Outros > CIENCIA E TECNOLOGIA
Outros > HOMENAGEM
Indexação
  • COMENTARIO, IMPORTANCIA, INVESTIMENTO, RECURSOS FINANCEIROS, ORÇAMENTO, CIENCIA E TECNOLOGIA, DESENVOLVIMENTO ECONOMICO, ECONOMIA, VACINA, NOVO CORONAVIRUS (COVID-19), PANDEMIA, ENFASE, Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (EMBRAPA).
  • SOLICITAÇÃO, APOIO, LIDER, VOTAÇÃO, REQUERIMENTO, SESSÃO ESPECIAL, DIA NACIONAL, MEDICO.

    O SR. IZALCI LUCAS (Bloco Parlamentar PSDB/PSL/PSDB - DF. Para discursar.) – Sr. Presidente, em primeiro lugar, eu quero também desejar muita saúde, muita paz e que se restabeleça logo o nosso colega Senador Eduardo Braga, mas também o nosso querido Arolde de Oliveira, que também está internado.

    E quero aqui fazer das palavras do Senador Randolfe Rodrigues as minhas palavras: quero parabenizar não só o Presidente Jair Bolsonaro, mas, de uma forma especial, o Governador de São Paulo, João Doria, que, inclusive, participou de uma comissão nossa. Quero parabenizar o Senador Confúcio, que lidera muito bem a nossa Comissão e que fez uma bela reunião hoje sobre a vacina. E quero mais uma vez aqui conscientizar todos os Senadores e Senadoras de que isso não é milagre, isso é fruto de pesquisas.

    Falei hoje com o nosso querido colega Senador Marcio Bittar sobre os investimentos em ciência e tecnologia. É inadmissível o orçamento da Ciência e Tecnologia: menor do que há 20 anos! E a gente quer cobrar ainda uma solução para o desenvolvimento econômico e também para a questão da vacina. Isso só virá com investimento em ciência, tecnologia e inovação. Acho que a gente precisa fazer como fizemos no Fundeb: sair do discurso e entrar no recurso. Ciência e tecnologia não funcionam sem recursos e, mais, sem regularidade. Não adianta também ter recurso num ano e, no ano seguinte, não ter.

    Então, eu quero aqui reforçar um pedido na Comissão Mista de Orçamento – em que este ano eu não estou, porque não se pode participar dois anos seguidos...

(Soa a campainha.)

    O SR. IZALCI LUCAS (Bloco Parlamentar PSDB/PSL/PSDB - DF) – Vejam a Embrapa! Eu estou cobrando a Frente Parlamentar da Agricultura, a minha querida Soraya, que é a Presidente da Comissão: não tem lógica o orçamento da Embrapa! Será que ninguém percebe que a Embrapa é quem está nos dando ainda um alívio financeiro-econômico?

    Meu tempo está se encerrando, Presidente. Eu só quero reforçar a V. Exa. que, se há alguém que merece uma homenagem neste momento, são os médicos. E nós temos um requerimento. É evidente que o Presidente vai colocar em votação simbolicamente – eu espero –, porque temos que homenageá-los. Está aqui o Nelsinho, que é médico; o Otto Alencar, médico; Rogério Carvalho, que é médico; há vários médicos. E, se há alguém que merece o nosso respeito...

    O SR. OMAR AZIZ (PSD - AM) – Otto Alencar...

    O SR. IZALCI LUCAS (Bloco Parlamentar PSDB/PSL/PSDB - DF) – E eu quero fazer uma homenagem – sim, o Otto Alencar –, a nossa homenagem aos médicos na segunda-feira. Era para ser no dia 19.

    O SR. OMAR AZIZ (PSD - AM) – Marcelo Castro...

    O SR. IZALCI LUCAS (Bloco Parlamentar PSDB/PSL/PSDB - DF) – Dia 18 foi o dia. Na próxima segunda-feira... Requerimento 2.504, em homenagem aos médicos, a primeira sessão solene virtual, para segunda-feira.

    Então, Presidente, só reforço o pedido, com o apoio de todos os Líderes, para que a gente possa votar esta matéria.

    Muito obrigado, Presidente.

    A Sra. Soraya Thronicke (Bloco Parlamentar PSDB/PSL/PSL - MS) – Peço um aparte, Presidente.

    O SR. PRESIDENTE (Davi Alcolumbre. Bloco Parlamentar Vanguarda/DEM - AP) – Senadora Soraya, há uma ordem de inscrição. Eu inscrevo V. Exa.

    A Sra. Soraya Thronicke (Bloco Parlamentar PSDB/PSL/PSL - MS) – É só um aparte, porque ele citou meu nome.

    O SR. PRESIDENTE (Davi Alcolumbre. Bloco Parlamentar Vanguarda/DEM - AP) – Mas foi positivamente.

    A Sra. Soraya Thronicke (Bloco Parlamentar PSDB/PSL/PSL - MS. Para apartear.) – Foi positivamente. É positivamente mesmo. Só quero dar o meu apoio e lembrar que a Embrapa... Lá na Comissão, no ano passado, nós votamos um orçamento alto em favor da Embrapa, Presidente, e ele depois foi cortado, infelizmente, sem explicações. A Embrapa é importante demais, justamente porque ela nos auxilia no maior motor econômico deste País, que é o agronegócio.

    É somente isso, Presidente.

    Obrigada pela manifestação, Senador Izalci.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 21/10/2020 - Página 46