Pronunciamento de Ney Suassuna em 20/10/2020
Discurso durante a 93ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal
Considerações acerca do fechamento das escolas no atual período de pandemia do novo coronavírus (Covid-19).
- Autor
- Ney Suassuna (REPUBLICANOS - REPUBLICANOS/PB)
- Nome completo: Ney Robinson Suassuna
- Casa
- Senado Federal
- Tipo
- Discurso
- Resumo por assunto
-
EDUCAÇÃO:
- Considerações acerca do fechamento das escolas no atual período de pandemia do novo coronavírus (Covid-19).
- Publicação
- Publicação no DSF de 21/10/2020 - Página 51
- Assunto
- Outros > EDUCAÇÃO
- Indexação
-
- COMENTARIO, IMPORTANCIA, EDUCAÇÃO, FECHAMENTO, ESTABELECIMENTO DE ENSINO, PERIODO, PANDEMIA, NOVO CORONAVIRUS (COVID-19).
O SR. NEY SUASSUNA (Bloco Parlamentar Unidos pelo Brasil/REPUBLICANOS - PB. Para discursar.) – Sr. Presidente, Sras. e Srs. Senadores, nenhum país progride se o ensino, se a educação não existir. Lamentavelmente as escolas no Brasil, neste momento, até por culpa da pandemia, estão tendo um tratamento extremamente estranho. E por quê? Porque não existe uma linha que possa ajudar essas escolas.
Não são só as escolas privadas. Mesmo as escolas religiosas têm fechado as suas portas em todo o País. As escolas não sabem como vão sobreviver.
Vamos pegar um exemplo, o caso do Rio de Janeiro. Fecharam 3.686 escolas no ano passado; neste ano, já ultrapassa 350 escolas, o que leva ao desemprego cerca de 28 mil professores. E isso cria, Sr. Presidente, Srs. Senadores, um verdadeiro atropelo, porque 280 mil alunos saem da escola privada para a escola pública e não encontram lugares na escola pública, porque inexistem.
Então, é uma situação muito complexa, principalmente para as crianças que estão no jardim de infância. Por quê? Porque essas crianças hoje não têm ainda o traquejo de usar o computador, então não podem usar o sistema de ensino à distância. Infelizmente é isso que está ocorrendo.
Então, eu pediria aos Senadores em cada Estado que procurassem ver como se pode ajudar. Realmente a crise é uma crise séria, e, é como eu digo, encerrando do mesmo jeito que comecei, não há país que se desenvolva sem que o ensino seja colocado numa posição superior porque só assim se educam as gerações que vêm.
Muito obrigado, Sr. Presidente.