Pela ordem durante a 93ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Registro sobre a nota recebida no curso de Medicina da Universidade Federal de Rondonópolis (UFR), na avaliação do Enade (Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes). Agradecimento ao Presidente da República, Jair Bolsonaro, em razão da nomeação do novo Reitor da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT).

Registro do primeiro caso de animal doméstico infectado pelo novo coronavírus (Covid-19), no Estado de Mato Grosso (MT). Comentário sobre a ausência de comprovação, nem da possibilidade de contaminação dos animais domésticos para o ser humano.

Autor
Wellington Fagundes (PL - Partido Liberal/MT)
Nome completo: Wellington Antonio Fagundes
Casa
Senado Federal
Tipo
Pela ordem
Resumo por assunto
EDUCAÇÃO:
  • Registro sobre a nota recebida no curso de Medicina da Universidade Federal de Rondonópolis (UFR), na avaliação do Enade (Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes). Agradecimento ao Presidente da República, Jair Bolsonaro, em razão da nomeação do novo Reitor da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT).
SAUDE:
  • Registro do primeiro caso de animal doméstico infectado pelo novo coronavírus (Covid-19), no Estado de Mato Grosso (MT). Comentário sobre a ausência de comprovação, nem da possibilidade de contaminação dos animais domésticos para o ser humano.
Publicação
Publicação no DSF de 21/10/2020 - Página 64
Assuntos
Outros > EDUCAÇÃO
Outros > SAUDE
Indexação
  • COMENTARIO, NOTA, EXAME, AMBITO NACIONAL, AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO, ESTUDANTE, CURSO SUPERIOR, MEDICINA, UNIVERSIDADE FEDERAL, RONDONOPOLIS (MT), ELOGIO, PRESIDENTE DA REPUBLICA, JAIR BOLSONARO, NOMEAÇÃO, REITOR, UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO (UFMT).
  • COMENTARIO, HIPOTESE, CONTAMINAÇÃO, ANIMAL, GATO, NOVO CORONAVIRUS (COVID-19), CUIABA (MT), ESTADO DE MATO GROSSO (MT), IMPOSSIBILIDADE, TRANSMISSÃO, PESSOAS.

    O SR. WELLINGTON FAGUNDES (Bloco Parlamentar Vanguarda/PL - MT. Pela ordem.) – Sr. Presidente, eu gostaria aqui de registrar, com muita satisfação, que a nossa Universidade Federal de Rondonópolis, recém-criada, já teve ontem uma grande notícia, que estimula muito mais ainda a interiorização das universidades federais no Brasil. Essa nossa universidade teve ontem, na avaliação do Enade (Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes), nota 5, ou seja, a nota máxima, no curso de Medicina. Então, é um exemplo de que uma universidade no interior tem capacitação, tem capacidade de promover uma grande capacitação aos nossos alunos. Além disso, também essa universidade, jovem ainda, já teve hoje também grandes avanços, inclusive no apoio à questão da Covid, com exames laboratoriais e tudo mais.

    Eu quero aproveitar também, Sr. Presidente, para agradecer aqui ao Presidente Bolsonaro por ter nomeado, juntamente com o Ministro da Educação, o novo Reitor, dando continuidade ao trabalho do nosso Magnífico Reitor Evandro, da Universidade Federal de Mato Grosso.

    Então, hoje Mato Grosso tem duas universidades que estão trabalhando conjuntamente e com os resultados que agora aqui nós acabamos de registrar, o que é fundamental, principalmente num Estado tão grande como o nosso, o Estado de Mato Grosso, com 900 mil quilômetros quadrados.

    Ainda, Sr. Presidente, quero registrar aqui, como médico-veterinário, que ontem saiu, na imprensa nacional, inclusive em capa do O Globo, o primeiro caso de um animal doméstico, uma gata, no Estado de Mato Grosso, na nossa capital, que adquiriu o vírus da Covid.

    Eu quero aqui transmitir o que a ciência e a pesquisa no mundo inteiro dispõem, em nome do Conselho Federal de Medicina Veterinária, à população para que não entre em pânico porque não há nenhum caso de registro de animal transmitindo a Covid para o ser humano. Já há esse registro e um segundo registro também, mas, ao contrário, do humano levando o vírus para os animais.

    Eu falo isso, exatamente, Sr. Presidente, até como uma prestação de serviço, porque daqui a pouco, se a população começar a apavorar e abandonar os animais, o que hoje, inclusive, é crime, você abandonar um animal de estimação, é crime, repito isso, mas se isso ocorrer, o que acontecerá? Daqui a pouco as zoonoses, ou seja, as doenças transmissíveis de animais, outras tantas doenças, como leishmaniose e tantas outras, poderá acontecer um problema sério de saúde pública no País.

    Então, toda a ciência, repito aqui, todos os cientistas do mundo garantem que não há nenhuma hipótese, até agora, comprovada nem possibilidade de contaminação dos animais domésticos para o ser humano em relação à Covid. Fica esse registro. E espero que a imprensa nacional também coloque da mesma forma; caso contrário nós poderemos ter aí uma outra situação de pandemia no mundo, que não é o que desejamos e, principalmente, alarme sem necessidade.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 21/10/2020 - Página 64