Pronunciamento de Nelsinho Trad em 03/11/2020
Pela ordem durante a 96ª Sessão Deliberativa Remota, no Senado Federal
Pesar pelo falecimento do Senador Arolde de Oliveira em decorrência do novo coronavírus (Covid-19).
Considerações sobre convite recebido por S. Exa. para participar de viagem à Amazônia com a presença de Embaixadores e Ministros de Estado, com vistas a avaliar a situação da região no que tange à existência de desmatamento e queimadas.
- Autor
- Nelsinho Trad (PSD - Partido Social Democrático/MS)
- Nome completo: Nelson Trad Filho
- Casa
- Senado Federal
- Tipo
- Pela ordem
- Resumo por assunto
-
HOMENAGEM:
- Pesar pelo falecimento do Senador Arolde de Oliveira em decorrência do novo coronavírus (Covid-19).
-
MEIO AMBIENTE:
- Considerações sobre convite recebido por S. Exa. para participar de viagem à Amazônia com a presença de Embaixadores e Ministros de Estado, com vistas a avaliar a situação da região no que tange à existência de desmatamento e queimadas.
- Publicação
- Publicação no DSF de 04/11/2020 - Página 26
- Assuntos
- Outros > HOMENAGEM
- Outros > MEIO AMBIENTE
- Indexação
-
- HOMENAGEM POSTUMA, AROLDE DE OLIVEIRA, EX SENADOR, MORTE, NOVO CORONAVIRUS (COVID-19).
- REGISTRO, CONVITE, HAMILTON MOURÃO, VICE-PRESIDENTE DA REPUBLICA, VIAGEM, REGIÃO AMAZONICA, PRESENÇA, EMBAIXADOR, PAIS ESTRANGEIRO, MINISTRO DE ESTADO, AVALIAÇÃO, SITUAÇÃO, QUEIMADA, DESMATAMENTO.
O SR. NELSINHO TRAD (PSD - MS. Pela ordem.) – Sr. Presidente, apenas para saudar, na qualidade de Vice-Líder do PSD, substituindo o Líder Otto, o novo Senador do partido, que vem substituir uma pessoa realmente insubstituível, o Senador saudoso Arolde de Oliveira, uma pessoa que é unanimidade aqui dentro da Casa, por sua simplicidade, por sua humildade e por sempre estar incentivando os colegas a superarem as dificuldades do dia a dia. Então, eu venho aqui, na qualidade de eventual Líder do PSD, saudar o nosso novo membro, Senador Carlos Portinho, e dizer a ele que nosso partido estará sempre pronto a ajudá-lo a desempenhar um mandato à altura do nosso querido e saudoso Arolde de Oliveira.
Também quero informar, Sr. Presidente, que eu fui convidado pelo Vice-Presidente Hamilton Mourão a participar da viagem à Amazônia que será feita amanhã, com doze Embaixadores e mais cinco Ministros de Estado, na tentativa de mudar essa narrativa ambiental tão ruim para o nosso País que a gente constata circular no meio internacional. É uma oportunidade de nós, como representantes do Senado, testemunharmos realmente o que lá está acontecendo, conversar com as pessoas que lá moram e fazer com que essa situação possa ser devidamente colocada à tona, seja para o lado que for. Que a verdade possa prevalecer, que essa narrativa – de um lado, de que lá há muita queimada e muito desmatamento e, de outro lado, de que não há nada, que é só uma intriga – possa ser verificada. Isso não pode ficar nesse pingue-pongue. Nós temos que esmiuçar esse assunto, e nada melhor do que uma iniciativa como essa para já darmos o primeiro passo nesse contexto.
No meu regresso, que será na sexta-feira, eu farei um relatório. Como é um assunto que desperta muito interesse entre muitos Senadores, praticamente da Casa toda, irei disponibilizá-lo para as pessoas poderem ter noção do que constatamos nessa viagem.
No mais, é isso, Presidente. Prazer falar contigo! Um abraço a todos os colegas.