Pela ordem durante a 22ª Sessão Deliberativa Remota (CN), no Congresso Nacional

Pesar pelo falecimento de Jaqueline Samaro, candidata a Vereadora de Colniza, no Estado de Mato Grosso (MT).

Registro sobre a realização de audiência pública da Comissão Externa do Pantanal com a presença do Ministro Rogério Marinho, do Ministério do Desenvolvimento Regional.

Autor
Wellington Fagundes (PL - Partido Liberal/MT)
Nome completo: Wellington Antonio Fagundes
Casa
Congresso Nacional
Tipo
Pela ordem
Resumo por assunto
HOMENAGEM:
  • Pesar pelo falecimento de Jaqueline Samaro, candidata a Vereadora de Colniza, no Estado de Mato Grosso (MT).
MEIO AMBIENTE:
  • Registro sobre a realização de audiência pública da Comissão Externa do Pantanal com a presença do Ministro Rogério Marinho, do Ministério do Desenvolvimento Regional.
Publicação
Publicação no DCN de 05/11/2020 - Página 122
Assuntos
Outros > HOMENAGEM
Outros > MEIO AMBIENTE
Indexação
  • HOMENAGEM POSTUMA, MORTE, CANDIDATO, MULHER, VEREADOR, COLNIZA (MT), ESTADO DE MATO GROSSO (MT), CANCER, NOVO CORONAVIRUS (COVID-19).
  • REGISTRO, AUDIENCIA PUBLICA, COMISSÃO EXTERNA, PANTANAL MATO-GROSSENSE, PRESENÇA, MINISTRO DE ESTADO, MINISTERIO DO DESENVOLVIMENTO REGIONAL, FOGO, QUEIMADA, RIO PARAGUAI, COMENTARIO, NECESSIDADE, FUNDO CONSTITUCIONAL DE FINANCIAMENTO DO CENTRO-OESTE (FCO), OPERAÇÃO FINANCEIRA, RECONSTRUÇÃO.

    O SR. WELLINGTON FAGUNDES (Bloco/PL - MT. Pela ordem. Sem revisão do orador.) – Senador Eduardo Gomes, com muito pesar, eu gostaria de registrar aqui o falecimento nesta data de uma candidata a Vereadora em Mato Grosso, que contraiu a Covid, muito jovem, e acabou falecendo de câncer, lá na cidade de Colniza, a 1.022 quilômetros de Cuiabá: Jaqueline Samaro, conhecida como Jaqueline da Lotérica. Ela faleceu hoje à tarde, vítima do câncer.

    E nós queremos aqui, em nome de toda a família, da Prefeitura de Colniza, do Evandro Zika e também de todos aqueles que eram amigos da Jaqueline. Ficam aqui os nossos sentimentos e o nosso registro.

    Da mesma forma, Sr. Presidente, como Presidente da Comissão Externa do Pantanal, quero dizer que hoje nós tivemos uma audiência com o Ministro Rogério Marinho. Mas, infelizmente, Sr. Presidente, aquilo que nós esperávamos que já tivesse sido resolvido, que é o fogo às margens do Rio Paraguai, voltou. Então, a situação do Pantanal é bastante crítica, e nós precisamos da compreensão do Governo de um modo geral para que a gente possa não só debelar o fogo, porque, há poucos dias, houve a decisão de tirar os brigadistas, de tirar o Corpo de Bombeiros, uma decisão, a nosso ver, açodada, porque o que está acontecendo é que o fogo está voltando.

    Então, nós pedimos aqui a atenção de todas as lideranças e também para que o Governo estabeleça um programa para que a gente possa, já no ano que vem, não ter essa mesma situação, principalmente um programa de desenvolvimento socioeconômico daquela região, principalmente com linha de crédito através do FCO, uma linha específica, subsidiada, para reposição principalmente de matrizes e reconstrução daquilo que foi destruído.

    Então, é este registro, Sr. Presidente, que fazemos, porque o Pantanal é a maior área alagada do mundo, um patrimônio da humanidade que nós temos que conservar, mas, para isso, temos que fazer a recuperação daquilo que foi abandonado, que foi queimado. Hoje, inclusive, morreu, em Campo Grande, uma onça pintada que teve suas patas queimadas e foi levada com o objetivo de se tentar sua cura. Infelizmente, essa onça também perdeu a vida. A gente fala isso simbolicamente. Sou médico veterinário. Quantos milhares de animais, pássaros, enfim, tanto nossa vida selvagem quanto nossa fauna foram muito destruídas em mais de quatro milhões de hectares.

    Então, eu quero agradecer sua paciência. Estamos encerrando a sessão, mas, para Mato Grosso e Mato Grosso do Sul, é extremamente importante este registro, porque se trata de um dos biomas únicos do mundo.

    É isso, Sr. Presidente.


Este texto não substitui o publicado no DCN de 05/11/2020 - Página 122