Pela ordem durante a 100ª Sessão Deliberativa Remota, no Senado Federal

Crítica ao Governo Federal pelo rompimento do fornecimento de energia hidrelétrica proveniente da Venezuela.

Autor
Telmário Mota (PROS - Partido Republicano da Ordem Social/RR)
Nome completo: Telmário Mota de Oliveira
Casa
Senado Federal
Tipo
Pela ordem
Resumo por assunto
MINAS E ENERGIA:
  • Crítica ao Governo Federal pelo rompimento do fornecimento de energia hidrelétrica proveniente da Venezuela.
Publicação
Publicação no DSF de 26/11/2020 - Página 58
Assunto
Outros > MINAS E ENERGIA
Indexação
  • CRITICA, GOVERNO FEDERAL, JAIR BOLSONARO, PRESIDENTE DA REPUBLICA, ROMPIMENTO, FORNECIMENTO, ENERGIA HIDROELETRICA, ORIGEM, PAIS ESTRANGEIRO, VENEZUELA, NECESSIDADE, UTILIZAÇÃO, ENERGIA TERMICA, OLEO COMBUSTIVEL, RESULTADO, FALTA, ENERGIA, ESTADO DO AMAPA (AP), POSSIBILIDADE, PREJUIZO, ESTADO DE RORAIMA (RR).

    O SR. TELMÁRIO MOTA (Bloco Parlamentar da Resistência Democrática/PROS - RR. Pela ordem.) – Sr. Presidente, Srs. Senadores, Sras. Senadoras, mais uma vez eu vou alertar o Governo Federal: o apagão do Amapá de ontem será o apagão do Estado de Roraima de amanhã.

    Sr. Presidente, Srs. Senadores, em 2019, nessa questão ideológica entre o Presidente Jair Bolsonaro e o Presidente da Venezuela, rompeu-se o fornecimento de energia de hidrelétrica que nós recebíamos da Venezuela e que correspondia a 80% do nosso consumo. Ficamos funcionando só com termoelétricas.

    A Aneel, em 2017, determinou, numa portaria, que essas termoelétricas que fornecem energia para o Estado de Roraima teriam que funcionar com combustível, com óleo diesel suficiente para oito dias, mas, há muito tempo, vêm funcionando com estoque para três dias. Isso é matéria de hoje do Estadão. Portanto, nós estamos à beira de um colapso, e o Governo Federal não adota as devidas providências. O Ministro de Minas e Energia e a Aneel têm que tomar as devidas providências. Não é possível – os indícios estão claros – que amanhã Roraima esteja no escuro.

    Será que é isso que prometeram na campanha? Foi isso que o Presidente Jair Bolsonaro prometeu para o Estado de Roraima? Não, o Presidente Jair Bolsonaro prometeu para o Estado de Roraima resolver a questão energética, resolver a questão do garimpo, resolver a questão fundiária, resolver a questão indígena. E nada disso está acontecendo.

    Nós estamos enjoados de promessa! Chega de promessa! Roraima quer resultado, quer resposta! Roraima deu resposta ao Presidente Jair Bolsonaro nas urnas e foi o Estado que deu a segunda maior votação, só perdeu para Santa Catarina. Hoje é o Estado em que ele tem a maior aprovação, e ele continua de costas para o Estado de Roraima.

    Eu chamo a atenção do Presidente Jair Bolsonaro: cumpra as suas promessas de campanha! Não deixe Roraima no apagão!


Este texto não substitui o publicado no DSF de 26/11/2020 - Página 58