Pronunciamento de Otto Alencar em 02/12/2020
Comunicação inadiável durante a 101ª Sessão Deliberativa Remota, no Senado Federal
Protesto contra decisão do Presidente da Fundação Cultural Palmares, Sérgio Camargo, de excluir da lista de personalidades negras do País os nomes Paulo Paim, Marina da Silva, Milton Nascimento e Gilberto Gil.
- Autor
- Otto Alencar (PSD - Partido Social Democrático/BA)
- Nome completo: Otto Roberto Mendonça de Alencar
- Casa
- Senado Federal
- Tipo
- Comunicação inadiável
- Resumo por assunto
-
DIREITOS HUMANOS E MINORIAS:
- Protesto contra decisão do Presidente da Fundação Cultural Palmares, Sérgio Camargo, de excluir da lista de personalidades negras do País os nomes Paulo Paim, Marina da Silva, Milton Nascimento e Gilberto Gil.
- Publicação
- Publicação no DSF de 03/12/2020 - Página 40
- Assunto
- Outros > DIREITOS HUMANOS E MINORIAS
- Indexação
-
- PROTESTO, CRITICA, PRESIDENTE, FUNDAÇÃO CULTURAL PALMARES (FCP), EXCLUSÃO, NOME, SENADOR, PAULO PAIM, MARINA SILVA, CANTOR, GILBERTO GIL.
O SR. OTTO ALENCAR (PSD - BA. Para comunicação inadiável.) – Sr. Presidente, agradeço a V. Exa.
É muito rápido o que eu vou fazer aqui.
Eu agradeço e quero dizer que esta comunicação inadiável é para protestar: meu veemente protesto contra a decisão tomada pelo Presidente da Fundação Palmares, Sr. Sérgio Camargo, quando excluiu da lista de personalidades negras do nosso País pessoas do quilate do Senador Paulo Paim, que construiu uma história de vida na luta política em defesa dos direitos humanos, contra o racismo, contra a exclusão em todos os sentidos. Excluiu dessa lista personalidades como Marina da Silva; Milton Nascimento; Gilberto Gil, meu conterrâneo, de quem sou fã de carteirinha pelas suas músicas lá atrás de protesto contra a ditadura e que foi exilado, sofreu muito com o exílio, lutou pela liberdade e pela democracia do povo baiano e do povo brasileiro. Todas essas personalidades estão num nível bem superior ao autor da portaria que excluiu essas personalidades.
Lamentavelmente, estamos vendo, no nosso País, pessoas que estão dirigindo órgãos da importância da Fundação Palmares tomando decisões equivocadas, antidemocráticas e que devem ser revistas, porque não admitiremos nunca que se possam excluir pessoas – é uma lista muito grande – que tenham lutado pela liberdade, pela democracia, como esses que eu citei há pouco e mais outros que constam nessa lista de exclusão, que não tem nenhum mérito, do Sr. Sérgio Camargo.
Muito obrigado, Sr. Presidente.