Fala da Presidência durante a Reunião Preparatória, no Senado Federal

Proclamação do resultado da eleição para Presidente do Senado Federal para o biênio 2021/2022.

Homenagem ao Senador José Maranhão e votos de pronto restabelecimento de sua saúde.

Autor
Davi Alcolumbre (DEM - Democratas/AP)
Nome completo: David Samuel Alcolumbre Tobelem
Casa
Senado Federal
Tipo
Fala da Presidência
Resumo por assunto
SENADO:
  • Proclamação do resultado da eleição para Presidente do Senado Federal para o biênio 2021/2022.
HOMENAGEM:
  • Homenagem ao Senador José Maranhão e votos de pronto restabelecimento de sua saúde.
Publicação
Publicação no DSF de 02/02/2021 - Página 42
Assuntos
Outros > SENADO
Outros > HOMENAGEM
Indexação
  • ANUNCIO, RESULTADO, ELEIÇÃO, PRESIDENTE, MESA DIRETORA, SENADO, SENADOR, RODRIGO PACHECO.

    O SR. PRESIDENTE (Davi Alcolumbre. Bloco Parlamentar Vanguarda/DEM - AP. Fala da Presidência.) - Solicito a atenção do Plenário.

    Gostaria e tenho a honra de proclamar eleito Presidente do Senado Federal, que exercerá o mandato no biênio 2021/2022, S. Exa. o Senador da República Rodrigo Pacheco. (Palmas.)

    Senador Rodrigo Pacheco, Sras. Senadoras, Srs. Senadores, há exatos dois anos estava sentado nesta cadeira S. Exa. o Senador José Maranhão, decano desta Casa, que, neste momento, convalesce em recuperação das sequelas do coronavírus.

    Naquela ocasião, S. Exa. o Senador José Maranhão pronunciou, de improviso, as belíssimas palavras que passarei a citar agora, apenas substituindo o destinatário. Gostaria de fazer isso como uma homenagem ao Senador José Maranhão, a quem todos nós desejamos plena e rápida recuperação, para que possa retornar ao nosso convívio o mais rápido possível, com a sua saúde integralmente restabelecida.

    Naquela ocasião, assim se dirigiu a mim S. Exa. o Senador José Maranhão; e, nesta ocasião, assim gostaria de me dirigir ao Senador Rodrigo Pacheco, porque a essência do momento e da mensagem é a mesma.

    Disse S. Exa. o decano Senador José Maranhão:

Eu quero, neste momento, congratular-me com o Senador [...] [Rodrigo Pacheco] pela sua eleição à Presidência do Senado da República, desejando-lhe todo o sucesso, todo o êxito e lembrando a S. Exa. que doravante não existem mais três, quatro, cinco ou duas candidaturas; existe o Senado da República. E caberá, sob a responsabilidade do Senador [...] [Rodrigo Pacheco], conduzir esta Casa com equilíbrio, altivez e independência em favor do Brasil.

    Convido S. Exa. o Senador Rodrigo Pacheco a assumir a Presidência do Senado da República Federativa do Brasil. (Palmas.) (Pausa.)


Este texto não substitui o publicado no DSF de 02/02/2021 - Página 42