Pronunciamento de Davi Alcolumbre em 01/02/2021
Fala da Presidência durante a 1ª Reunião Preparatória, no Senado Federal
Proclamação do resultado da eleição para Presidente do Senado Federal para o biênio 2021/2022.
Homenagem ao Senador José Maranhão e votos de pronto restabelecimento de sua saúde.
- Autor
- Davi Alcolumbre (DEM - Democratas/AP)
- Nome completo: David Samuel Alcolumbre Tobelem
- Casa
- Senado Federal
- Tipo
- Fala da Presidência
- Resumo por assunto
-
SENADO:
- Proclamação do resultado da eleição para Presidente do Senado Federal para o biênio 2021/2022.
-
HOMENAGEM:
- Homenagem ao Senador José Maranhão e votos de pronto restabelecimento de sua saúde.
- Publicação
- Publicação no DSF de 02/02/2021 - Página 42
- Assuntos
- Outros > SENADO
- Outros > HOMENAGEM
- Indexação
-
- ANUNCIO, RESULTADO, ELEIÇÃO, PRESIDENTE, MESA DIRETORA, SENADO, SENADOR, RODRIGO PACHECO.
O SR. PRESIDENTE (Davi Alcolumbre. Bloco Parlamentar Vanguarda/DEM - AP. Fala da Presidência.) - Solicito a atenção do Plenário.
Gostaria e tenho a honra de proclamar eleito Presidente do Senado Federal, que exercerá o mandato no biênio 2021/2022, S. Exa. o Senador da República Rodrigo Pacheco. (Palmas.)
Senador Rodrigo Pacheco, Sras. Senadoras, Srs. Senadores, há exatos dois anos estava sentado nesta cadeira S. Exa. o Senador José Maranhão, decano desta Casa, que, neste momento, convalesce em recuperação das sequelas do coronavírus.
Naquela ocasião, S. Exa. o Senador José Maranhão pronunciou, de improviso, as belíssimas palavras que passarei a citar agora, apenas substituindo o destinatário. Gostaria de fazer isso como uma homenagem ao Senador José Maranhão, a quem todos nós desejamos plena e rápida recuperação, para que possa retornar ao nosso convívio o mais rápido possível, com a sua saúde integralmente restabelecida.
Naquela ocasião, assim se dirigiu a mim S. Exa. o Senador José Maranhão; e, nesta ocasião, assim gostaria de me dirigir ao Senador Rodrigo Pacheco, porque a essência do momento e da mensagem é a mesma.
Disse S. Exa. o decano Senador José Maranhão:
Eu quero, neste momento, congratular-me com o Senador [...] [Rodrigo Pacheco] pela sua eleição à Presidência do Senado da República, desejando-lhe todo o sucesso, todo o êxito e lembrando a S. Exa. que doravante não existem mais três, quatro, cinco ou duas candidaturas; existe o Senado da República. E caberá, sob a responsabilidade do Senador [...] [Rodrigo Pacheco], conduzir esta Casa com equilíbrio, altivez e independência em favor do Brasil.
Convido S. Exa. o Senador Rodrigo Pacheco a assumir a Presidência do Senado da República Federativa do Brasil. (Palmas.) (Pausa.)