Discussão durante a 15ª Sessão Deliberativa Remota, no Senado Federal

Comentário sobre o trabalho de S. Exa. na Comissão Temporária de acompanhamento da pandemia da Covid-19 relacionado ao apoio aos Estados sobre as questões dos leitos, da relação com o Ministério da Saúde e dos projetos em tramitação no Senado acerca do pós-pandemia. Lamentação em razão da ausência do Governador do Distrito Federal (DF) em reunião da comissão que recebeu Governadores.

Autor
Izalci Lucas (PSDB - Partido da Social Democracia Brasileira/DF)
Nome completo: Izalci Lucas Ferreira
Casa
Senado Federal
Tipo
Discussão
Resumo por assunto
SAUDE:
  • Comentário sobre o trabalho de S. Exa. na Comissão Temporária de acompanhamento da pandemia da Covid-19 relacionado ao apoio aos Estados sobre as questões dos leitos, da relação com o Ministério da Saúde e dos projetos em tramitação no Senado acerca do pós-pandemia. Lamentação em razão da ausência do Governador do Distrito Federal (DF) em reunião da comissão que recebeu Governadores.
Publicação
Publicação no DSF de 12/03/2021 - Página 56
Assunto
Outros > SAUDE
Indexação
  • COMENTARIO, TRABALHO, ORADOR, COMISSÃO TEMPORARIA, ACOMPANHAMENTO, PANDEMIA, NOVO CORONAVIRUS (COVID-19), APOIO, ESTADOS, LEITO HOSPITALAR, RELAÇÃO, MINISTERIO DA SAUDE (MS), PROPOSIÇÃO LEGISLATIVA, TRAMITAÇÃO, SENADO.
  • COMENTARIO, AUSENCIA, PRESENÇA, GOVERNADOR, DISTRITO FEDERAL (DF), REUNIÃO, COMISSÃO TEMPORARIA.

    O SR. IZALCI LUCAS (Bloco Parlamentar PODEMOS/PSDB/PSL/PSDB - DF. Para discutir.) – Presidente, eu quero, em primeiro lugar, parabenizar o nosso querido Senador Confúcio, pela condução do trabalho aí da Comissão Especial, não só dessa Comissão que foi instalada agora, mas da anterior também. Fiquei muito entusiasmado com a designação, tanto a minha, quanto a do Senador Marcos Rogério. Recebemos a missão de apoiar, realmente, os Estados com relação à questão dos leitos, à questão também das diárias, da relação com o Ministério da Saúde, também dos projetos que estão tramitando aí na Casa com relação ao pós-pandemia. Então, é muita responsabilidade.

    Mas eu quero também parabenizar – e agradecer pela presença deles – os Governadores Wilson Lima, do Amazonas, o Carlos Moisés, de Santa Catarina, o Rui Costa, da Bahia, o Camilo Santana, do Ceará, que estiveram conosco hoje, de manhã. Foi, realmente, um depoimento interessante, importante para todos nós.

    Quero lamentar, evidentemente, a ausência do Governador do Distrito Federal. Eu não sei por que o Governador Ibaneis não compareceu. Aqui em Brasília não há transparência nenhuma. Nós constituímos, desde o início da Comissão anterior, uma Comissão Especial aqui do Distrito Federal e a gente vem com a participação de Deputados Distritais, Federais, Senadores, Ministério Público, Tribunal de Justiça, Ministério Público do Tribunal de Contas da União e também local, TJ. E, lamentavelmente, o Governo não compareceu para prestar contas ou, muito menos, autorizou os seus secretários a participarem. Mas, mesmo assim, dedicamos praticamente toda emenda de bancada do ano passado e emendas individuais para o Covid, foram quase R$200 milhões, e não temos, nem sequer, a prestação de contas disso.

    Lamento a ausência do Governador, porque aproveitaria a oportunidade para convidá-lo a participar das nossas reuniões toda segunda-feira, de 14 às 16 horas.

    Quero aqui reforçar a palavra do Tasso Jereissati, que pediu essa questão da CPI. Eu sei que tem a do Girão também. A do Girão toca, inclusive, no acompanhamento dos Estados e Municípios. Foram muitos recursos, destinados a Estados e Municípios, que precisam também de um acompanhamento.

    Então, eu quero, mais uma vez, mostrar a importância dessa Comissão. Quero parabenizar não só o Senador Confúcio, mas também agora o novo Relator, meu amigo Wellington Fagundes, que, tenho certeza, vai fazer um belo trabalho para essa Comissão de acompanhamento.

    Era isso, Sr., Presidente.

    Muito obrigado.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 12/03/2021 - Página 56