Pronunciamento de Jorge Kajuru em 04/03/2021
Discussão durante a 10ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal
Comentário sobre matéria jornalística do jornal The New York Times que alerta o mundo sobre a crise sanitária decorrente da pandemia da Covid-19 no Brasil.
Críticas ao Presidente da República, Jair Bolsonaro, devido à estratégia de demitir o Ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, para que não seja instalada a Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Covid no Senado.
- Autor
- Jorge Kajuru (CIDADANIA - CIDADANIA/GO)
- Nome completo: Jorge Kajuru Reis da Costa Nasser
- Casa
- Senado Federal
- Tipo
- Discussão
- Resumo por assunto
-
SAUDE:
- Comentário sobre matéria jornalística do jornal The New York Times que alerta o mundo sobre a crise sanitária decorrente da pandemia da Covid-19 no Brasil.
-
SAUDE:
- Críticas ao Presidente da República, Jair Bolsonaro, devido à estratégia de demitir o Ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, para que não seja instalada a Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Covid no Senado.
- Publicação
- Publicação no DSF de 05/03/2021 - Página 19
- Assunto
- Outros > SAUDE
- Indexação
-
- COMENTARIO, MATERIA, JORNAL, THE NEW YORK TIMES, CRISE, SAUDE, BRASIL, PANDEMIA, NOVO CORONAVIRUS (COVID-19).
- CRITICA, PRESIDENTE DA REPUBLICA, JAIR BOLSONARO, ESTRATEGIA, DEMISSÃO, MINISTRO DE ESTADO, MINISTERIO DA SAUDE (MS), CORRELAÇÃO, INSTALAÇÃO, COMISSÃO PARLAMENTAR DE INQUERITO (CPI), NOVO CORONAVIRUS (COVID-19), PANDEMIA, APURAÇÃO, RESPONSABILIDADE.
O SR. JORGE KAJURU (Bloco Parlamentar Senado Independente/CIDADANIA - GO. Para discutir. Por videoconferência.) – Presidente Pacheco, agradeço a compreensão. Também não vou usar os cinco minutos.
Por mais que tivesse que ficar feliz até como jornalista e não só como Senador, pela 34ª vez, em dois anos de mandato, eu ocupo mais uma vez o top trends do Twitter com um assunto levantado por mim entre os mais comentados do Brasil. E qual é, curto e grosso? A notícia que saiu foi: "Crise no Brasil vira alerta para o mundo, diz o jornal The New York Times".
Eu coloquei a manchete – sempre, no Twitter, você coloca a manchete de uma notícia. A manchete minha foi: "Só falta falar que o jornal The New York Times não presta". Porque, para o Presidente Bolsonaro, em qualquer coisa que o desagrade na imprensa, o veículo de comunicação não presta. Talvez ele não saiba porque lhe falta cultura – o Presidente Bolsonaro não leu nem O Pequeno Príncipe –, que o The New York Times é o maior jornal do mundo, Presidente – do mundo!
E, na mesma leitura, para concluir, colegas e amigos Senadores e Senadoras – pasmem! –, o Presidente Bolsonaro está com uma estratégia para enterrar a CPI da Covid. Qual é? Demitir o Ministro Pazuello, Senador Oriovisto. Para ele, seria a melhor maneira de enterrar a CPI.
Presidente, pode fazer o que quiser. Quem aqui tem palavra – e quem assinou tem palavra – não vai desistir de algo necessário. Em nenhum momento, há revanchismo para fazer esta CPI.
E, por fim, o Senador Oriovisto falou: "Vamos ajudar o Presidente". Mas, Senador, precisa saber primeiro se ele quer ser ajudado. Esse é o problema, essa é a dificuldade.
Então, eu prefiro terminar dizendo o seguinte: Perdoa-os, Deus, eles não sabem o que fazem, principalmente ele. Por isso, aquela frase – desse jeito, Presidente, não tem como não concordar com o Senador Tasso Jereissati: temos que mudar esse cara. Mudar esse cara não é pedir impeachment, é melhorar, é tentar ajudá-lo para o senhor entender o que está acontecendo com o País, com a saúde do povo brasileiro.
Muito obrigado, Presidente Pacheco.