Pronunciamento de Jorge Kajuru em 10/03/2021
Discussão durante a 14ª Sessão Deliberativa Remota, no Senado Federal
Pesar pelo falecimento do jornalista Hélio Fernandes, dono do jornal Tribuna da Imprensa.
Comunicação à bancada feminina no Senado da existência de projetos de autoria de S. Exa. em relação às mulheres.
- Autor
- Jorge Kajuru (CIDADANIA - CIDADANIA/GO)
- Nome completo: Jorge Kajuru Reis da Costa Nasser
- Casa
- Senado Federal
- Tipo
- Discussão
- Resumo por assunto
-
HOMENAGEM:
- Pesar pelo falecimento do jornalista Hélio Fernandes, dono do jornal Tribuna da Imprensa.
-
DIREITOS HUMANOS E MINORIAS:
- Comunicação à bancada feminina no Senado da existência de projetos de autoria de S. Exa. em relação às mulheres.
- Publicação
- Publicação no DSF de 11/03/2021 - Página 22
- Assuntos
- Outros > HOMENAGEM
- Outros > DIREITOS HUMANOS E MINORIAS
- Matérias referenciadas
- Indexação
-
- HOMENAGEM POSTUMA, MORTE, JORNALISTA, ESTADO DO RIO DE JANEIRO (RJ).
- REGISTRO, BANCADA, SENADO, EXISTENCIA, PROJETO DE LEI, AUTORIA, ORADOR, REFERENCIA, ASSUNTO, MULHER.
O SR. JORGE KAJURU (Bloco Parlamentar Senado Independente/CIDADANIA - GO. Para discutir.) – Presidente Rodrigo Pacheco, eu poderia aqui falar até os nomes, mas seria desagradável. Há amigos nossos em comum, seu e meu, em Belo Horizonte, que passaram, no final do ano, por uma situação terrível, desesperadora, de vender bens. Para quê? Para dar conta de pagar até 200% de juros de cheque especial e de cartão de crédito. Então, aproveitando a sua boa relação com o Presidente da Câmara... Eu falei até, na época, com o Otto e com o Amin, eles se lembram, na tribuna, que o Rodrigo Maia não votaria nada que mexesse com banco, porque ele ama banco. Até creio que ele deve ter algum banco escondido em algum lugar do mundo, porque ele nunca colocou projeto que mexia com banco. O Alvaro Dias, eu e a Senadora Rose de Freitas, nós três, tínhamos dois projetos para reduzir a tabela de juros do cheque especial para 20% e do cartão de crédito também para 20%. Esses projetos estão lá nesse mesmo tempo do consignado. Então, se fosse possível, o senhor também poderia falar ao Presidente da Câmara, Arthur Lira, sobre essa situação, porque, de repente, pelo menos em relação a banco, o Arthur Lira não tenha ligação.
Presidente, eu não sei se o senhor o conheceu ou o leu – eu tenho certeza de que o senhor o leu. Parece-me que deve ser para mim aqui uma posição de todo o Senado Federal, é um registro triste. Foi o jornalista mais sofrido no regime militar, ninguém sofreu mais do que ele, teve que ir embora do Brasil. Dono do jornal Tribuna da Imprensa, no Rio de Janeiro, o jornalista Hélio Fernandes faleceu aos cem anos de idade, depois de toda a sua luta. Eu escrevi no jornal dele como tantos outros jornalistas do Brasil. Então, eu creio que merece aqui a gente fazer o registro do falecimento desse jornalista, que faz parte da história, porque o que ele enfrentou na ditadura nem um outro jornalista enfrentou.
Presidente, para concluir – nós falamos por telefone, e o senhor foi educadíssimo comigo –, gostaria de tomar conhecimento dos projetos. Eu queria que a bancada feminina do Senado soubesse que o Kajuru tem projetos em relação às mulheres, são seis. Só que antes nunca se colocava em pauta, como nem o meu nome era citado. Então, eu pedi ao senhor e reitero aqui – agradeço a sua atenção –, porque são projetos importantes e eu gostaria de vê-los discutidos na Mesa. Parece-me ser um pedido totalmente correto pelo seu discurso no pronunciamento quando eleito de que o senhor trataria todos os Senadores de forma igualitária.
Muito obrigado.