Pela ordem durante a 17ª Sessão Deliberativa Remota, no Senado Federal

Considerações sobre a situação da saúde do Senador Major Olimpio, internado em razão da Covid-19. Crítica ao sigilo conferido à morte de ajudante de ordens do Presidente Jair Bolsonaro.

Autor
Jorge Kajuru (CIDADANIA - CIDADANIA/GO)
Nome completo: Jorge Kajuru Reis da Costa Nasser
Casa
Senado Federal
Tipo
Pela ordem
Resumo por assunto
SAUDE:
  • Considerações sobre a situação da saúde do Senador Major Olimpio, internado em razão da Covid-19. Crítica ao sigilo conferido à morte de ajudante de ordens do Presidente Jair Bolsonaro.
Publicação
Publicação no DSF de 17/03/2021 - Página 19
Assunto
Outros > SAUDE
Indexação
  • REGISTRO, SAUDE, MAJOR OLIMPIO, SENADOR, HOSPITALIZAÇÃO, DOENÇA, NOVO CORONAVIRUS (COVID-19), AUSENCIA, CONFIRMAÇÃO, MORTE, IMPRENSA, CRITICA, SIGILO, AJUDANTE, JAIR BOLSONARO, PRESIDENTE DA REPUBLICA.

    O SR. JORGE KAJURU (Bloco Parlamentar Senado Independente/CIDADANIA - GO. Pela ordem.) – O.k., Presidente.

    Muito obrigado, Senador Pacheco, com quem eu falei por telefone, e o senhor tentou as suas providências.

    Eu cheguei de São Paulo hoje, passei ontem o dia todo lá e entendo e respeito o direito da família do Senador Major Olimpio de não querer passar informações a ninguém, nem à imprensa, nem a Senadores. Porém, o companheiro José Luiz Datena, de nome nacional, da Rede Bandeirantes de televisão, consegue ter essas informações. E, graças a Deus, ele acaba de informar, em seu programa nacional na Band, o Brasil Urgente, que não procede a notícia que a Senadora Mara Gabrilli recebeu de que o Senador Major Olimpio teria morrido. O Datena desmente a notícia, mas afirma que a situação dele cada vez é mais grave. Então, nossas orações aqui. E eu confesso a vocês que não estou nem conseguindo me conectar à sessão de hoje em função desse fato, do amor que eu tenho e da amizade pelo Major Olimpio.

    Para concluir, acaba de ser publicada a seguinte notícia: "Ajudante de ordens do [Presidente] Bolsonaro morre de Covid; Palácio do Planalto mantém sigilo". Eu o conheci pessoalmente no ano passado. Daí fico triste, porque era uma figura muito querida.

No início do mês, morreu de Covid, o 2º Sargento do Exército Silvio Kammers, ajudante de ordens do gabinete pessoal do Presidente Jair Bolsonaro. É a primeira morte de um funcionário do Palácio do Planalto em decorrência da pandemia do novo coronavírus. No entanto, o Presidente da República determinou sigilo sobre o caso.

    Não consigo entender o porquê do sigilo da morte de um ajudante de ordens do Presidente da República, Jair Bolsonaro.

    Obrigado, Presidente Pacheco.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 17/03/2021 - Página 19