Pronunciamento de Randolfe Rodrigues em 16/03/2021
Pela ordem durante a 17ª Sessão Deliberativa Remota, no Senado Federal
Considerações sobre o Requerimento nº 988, de 2021, sobre convite ao Ministro de Estado da Saúde, Marcelo Queiroga, para comparecer ao Plenário do Senado a fim de prestar informações sobre questões relacionadas à pandemia do novo coronavírus (Covid-19).
Homenagem póstuma às vítimas mortas em decorrência da Covid-19. Comentário sobre a média móvel de mortos pela pandemia no Brasil.
- Autor
- Randolfe Rodrigues (REDE - Rede Sustentabilidade/AP)
- Nome completo: Randolph Frederich Rodrigues Alves
- Casa
- Senado Federal
- Tipo
- Pela ordem
- Resumo por assunto
-
SAUDE:
- Considerações sobre o Requerimento nº 988, de 2021, sobre convite ao Ministro de Estado da Saúde, Marcelo Queiroga, para comparecer ao Plenário do Senado a fim de prestar informações sobre questões relacionadas à pandemia do novo coronavírus (Covid-19).
-
HOMENAGEM:
- Homenagem póstuma às vítimas mortas em decorrência da Covid-19. Comentário sobre a média móvel de mortos pela pandemia no Brasil.
- Publicação
- Publicação no DSF de 17/03/2021 - Página 63
- Assuntos
- Outros > SAUDE
- Outros > HOMENAGEM
- Matérias referenciadas
- Indexação
-
- REGISTRO, REQUERIMENTO, CONVITE, MINISTRO DE ESTADO, MINISTERIO DA SAUDE (MS), INFORMAÇÕES, NOVO CORONAVIRUS (COVID-19), COMENTARIO, POSSE, MINISTRO, CONVENIENCIA, COMPARECIMENTO, REUNIÃO, COMISSÃO TEMPORARIA, ACOMPANHAMENTO, PANDEMIA.
- HOMENAGEM POSTUMA, VITIMA, MORTE, PANDEMIA, NOVO CORONAVIRUS (COVID-19).
O SR. RANDOLFE RODRIGUES (Bloco Parlamentar Senado Independente/REDE - AP. Pela ordem.) – Presidente, são duas questões.
Já se encontra sobre a sua mesa, sobre a mesa dos trabalhos, o requerimento a que nos reportamos no início desta sessão, de convite a S. Exa. o novo Ministro de Estado da Saúde para vir falar em sessão no Senado Federal.
Ainda há pouco, o Líder do Governo no Senado, o Senador Fernando Bezerra, em contato comigo, me havia adiantado que estava de acordo, obviamente, com a vinda de S. Exa. o Ministro de Estado da Saúde, mas pediu que nós aguardássemos somente a sua posse, porque, me parece, a posse do Ministro, segundo informação do Líder do Governo, virá a ocorrer nesta próxima quinta-feira, e, decorrida a sua posse, fosse dado um tempo razoável. E aí eu acredito que um tempo razoável é sem ser na semana seguinte; nós poderíamos estabelecer a data da terça-feira, dia 30 de março, para a presença do Ministro.
Então, peço a V. Exa., no momento em que V. Exa. achar conveniente, a apreciação deste requerimento de convite para a presença do Ministro, mas, sem embargo, Presidente, de nós fazermos, com a urgência devida, se possível ainda para esta quinta-feira, uma reunião ou da Comissão Especial de acompanhamento da pandemia ou do próprio Plenário do Senado com a presença de um técnico designado já pelo novo Ministro e com as empresas responsáveis por abastecimento de oxigênio no País, declinadas no requerimento da abertura desta sessão, subscrito por mim e subscrito pelo Senador Styvenson Valentim, para relatar já, com urgência, ao Plenário do Senado a situação do fornecimento de oxigênio no País.
Então, só para dar esse encaminhamento, faríamos ainda nesta semana essa reunião com um técnico já designado pelo novo Ministro, e, após a posse do novo Ministro, decorrida, penso eu, uma semana – a data de terça-feira, dia 30, seria razoável –, o novo Ministro compareceria ao Senado.
São os encaminhamentos que faço a V. Exa. para a deliberação do Plenário.
E, por fim, Presidente, já foi destacado, já foi dito pelos colegas Senadores, pelo Senador Amin o quanto nos aflige a triste marca de hoje: mais de 80 mil casos, com 2.841 mortos. O Brasil é, neste momento, o país do Planeta que tem a maior média móvel de mortos pela pandemia.
Como já fizemos de outras vezes – e acho que não devemos nos cansar de fazer isso, Sr. Presidente –, eu peço ao Plenário do Senado e a V. Exa. que, mais uma vez, observemos um minuto de silêncio pelas perdas de hoje, rogando a Deus por elas e rogando a Deus pela vida dos demais que estão acometidos pela pandemia.