Pela ordem durante a Sessão Deliberativa Remota (CN), no Congresso Nacional

Considerações acerca da possibilidade de colapso no fornecimento de oxigênio às Unidades Básicas de Saúde de Macapá (AP). Apelo pela intervenção do Presidente do Senado, Senador Rodrigo Pacheco, junto ao governo da Venezuela com o objetivo da viabilização do transporte do oxigênio disponibilizado pelo referido país estrangeiro.

Autor
Randolfe Rodrigues (REDE - Rede Sustentabilidade/AP)
Nome completo: Randolph Frederich Rodrigues Alves
Casa
Congresso Nacional
Tipo
Pela ordem
Resumo por assunto
SAUDE:
  • Considerações acerca da possibilidade de colapso no fornecimento de oxigênio às Unidades Básicas de Saúde de Macapá (AP). Apelo pela intervenção do Presidente do Senado, Senador Rodrigo Pacheco, junto ao governo da Venezuela com o objetivo da viabilização do transporte do oxigênio disponibilizado pelo referido país estrangeiro.
Publicação
Publicação no DCN de 26/03/2021 - Página 98
Assunto
Outros > SAUDE
Indexação
  • COMENTARIO, POSSIBILIDADE, FALTA, SUPRIMENTO, UNIDADE DE SAUDE, MACAPA (AP), ESTADO DO AMAPA (AP), SOLICITAÇÃO, INTERVENÇÃO, PRESIDENTE, SENADO, VIABILIDADE, PAIS ESTRANGEIRO, VENEZUELA.

    O SR. RANDOLFE RODRIGUES (Bloco/REDE - AP. Pela ordem. Sem revisão do orador.) – Presidente, primeiramente, em apoiamento também ao colega Líder Senador Fabiano Contarato.

    Em seguida, Presidente, eu queria... Na verdade, este "pela ordem" é um apelo que faço a V. Exa.: a necessidade da intervenção de V. Exa., já, de antemão, agradecendo o apoio que tem prestado.

    Presidente, neste momento em que falo com V. Exa., aqui em Macapá, mais uma vez, a situação está extremamente complicada quanto ao fornecimento de oxigênio para garantir os suprimentos nas Unidades Básicas de Saúde. Nós estamos em um colapso do sistema, como ocorre em todo o País. Mas nós estamos, em especial, em um colapso do abastecimento e do fornecimento de oxigênio na capital do Estado.

    Em decorrência disso, as autoridades locais já têm buscado socorro junto à White Martins. Os colegas Senadores do Amapá têm feito todos os esforços nesse sentido. Há uma usina de oxigênio que está sendo articulada pelo colega Senador Lucas Barreto e pelo colega Senador Davi Alcolumbre, que deve estar chegando nos próximos dias. Entretanto, Presidente, nós podemos colapsar, nas próximas horas, nos próximos dois dias, o fornecimento de oxigênio. Eu espero que isso não aconteça, mas pode vir a ocorrer aqui algo tão triste e lamentável como o que ocorreu em Manaus.

    Nós estabelecemos contato com o Governo da Venezuela, que se dispôs a apoiar a necessidade de oxigênio que temos aqui no Amapá.

    V. Exa. já tem manifestado apoio, designou o embaixador deste Senado para nos ajudar, mas eu quero aqui, através deste "pela ordem", rogar mais uma vez o apoio de V. Exa. e dos demais colegas Senadores.

    Acabei de receber a comunicação do Governo venezuelano, do Embaixador da Venezuela no Brasil, que é sediado em Caracas por conta de as relações entre Brasil e Venezuela estarem rompidas, e ele me informa que o oxigênio de que nós precisamos está disponibilizado pelo Governo venezuelano em Puerto Ordaz, cidade venezuelana no Departamento de Bolívar, na fronteira com o Brasil. Ocorre, Presidente, que, para resgatarmos esse oxigênio, é necessária uma comunicação de alguma autoridade brasileira com uma autoridade venezuelana, para que possamos deslocar uma aeronave e fazer o deslocamento da Venezuela até aqui.

    Falo, então, para concluir, Presidente: nós estamos diante de um problema, pois o Brasil não tem relações diplomáticas com a Venezuela. Há uma ordem do Itamaraty para que nenhum Embaixador brasileiro fale com qualquer diplomata venezuelano. É necessária uma conexão para que possa ajudar a socorrer vidas aqui no meu Estado.

    Então, por isso, apelo e rogo o apoio de V. Exa. em virtude de um país que manifesta um gesto de solidariedade para conosco disponibilizar a oferta de oxigênio de que estamos precisando aqui, para que não ocorra um colapso como o que veio a ocorrer com os nossos irmãos amazônidas, na cidade de Manaus.


Este texto não substitui o publicado no DCN de 26/03/2021 - Página 98