Pela ordem durante a 21ª Sessão Deliberativa Remota, no Senado Federal

Crítica ao Presidente da República, Jair Bolsonaro, em razão das manifestações contrárias às medidas restritivas para o enfrentamento da pandemia da Covid-19.

Autor
Jorge Kajuru (CIDADANIA - CIDADANIA/GO)
Nome completo: Jorge Kajuru Reis da Costa Nasser
Casa
Senado Federal
Tipo
Pela ordem
Resumo por assunto
SAUDE:
  • Crítica ao Presidente da República, Jair Bolsonaro, em razão das manifestações contrárias às medidas restritivas para o enfrentamento da pandemia da Covid-19.
Publicação
Publicação no DSF de 01/04/2021 - Página 17
Assunto
Outros > SAUDE
Indexação
  • CRITICA, COMPORTAMENTO, PRESIDENTE DA REPUBLICA, JAIR BOLSONARO, RELAÇÃO, AUSENCIA, MEDIDA DE CONTROLE, RESTRIÇÃO, COMBATE, PANDEMIA, NOVO CORONAVIRUS (COVID-19).

    O SR. JORGE KAJURU (Bloco Parlamentar Senado Independente/CIDADANIA - GO. Pela ordem.) – Presidente Rodrigo Pacheco, eu não queria usar estas palavras, mas não tenho como me ausentar do que vi hoje. Ao voltar a criticar, há pouco, medidas adotadas por Prefeitos e Governadores para conter a pandemia, o Presidente Jair Bolsonaro vai na contramão da estratégia defendida, aliás, muito bem, pelo senhor e também pelo Arthur Lira, no comitê de combate à pandemia, que foi criado para resolver esse tipo de problema triste. O Presidente voltou a criticar medidas restritivas depois da fala de cada um dos senhores: do senhor, do Arthur e do Ministro da Saúde. Frase dele: "não é ficando em casa que vamos solucionar esse problema". O Ministro da Saúde pediu para a população evitar aglomerações desnecessárias e usar máscara. Ou seja, dois dias de trabalho do Ministro da Saúde, e a roupa suja já é lavada publicamente. Ele praticamente discorda, desautoriza. Então, é muito difícil um país querer focar a pandemia, como nós, aqui – tendo o senhor na liderança, à frente –, com um Presidente desses.

    Então, com toda a franqueza, o senhor me parece o Jó da Bíblia. O senhor é afobado perto dele. Vai ter paciência assim não sei onde! Porque eu não teria paciência de aguentar uma reunião com esse Presidente da República por dois minutos. É muita insensatez, é muito despreparo, é muita declaração infeliz!

    Eu nunca vi um Presidente que todo dia convida o Congresso Nacional a pedir o seu impeachment, o qual só não pede porque entende que não é bom para o Brasil, e não pelo seu comportamento e não pela sua infelicidade. Esse é o registro.

    Obrigado, Presidente Rodrigo Pacheco. E parabéns por tolerar essa situação em nome do Brasil, em nome da Nação. E eu digo: eu não toleraria.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 01/04/2021 - Página 17