Pela ordem durante a 20ª Sessão Deliberativa Remota, no Senado Federal

Considerações sobre a importância do comparecimento, ao Senado Federal, do Ministro de Estado da Defesa, Braga Netto, acerca das teorias sobre o Governo Federal difundidas nas redes sociais, bem como sobre a recente troca de comando das Forças Armadas.

Autor
Alessandro Vieira (CIDADANIA - CIDADANIA/SE)
Nome completo: Alessandro Vieira
Casa
Senado Federal
Tipo
Pela ordem
Resumo por assunto
DEFESA NACIONAL E FORÇAS ARMADAS:
  • Considerações sobre a importância do comparecimento, ao Senado Federal, do Ministro de Estado da Defesa, Braga Netto, acerca das teorias sobre o Governo Federal difundidas nas redes sociais, bem como sobre a recente troca de comando das Forças Armadas.
Publicação
Publicação no DSF de 31/03/2021 - Página 14
Assunto
Outros > DEFESA NACIONAL E FORÇAS ARMADAS
Indexação
  • COMENTARIO, REQUERIMENTO, CONVITE, COMPARECIMENTO, MINISTRO DE ESTADO, MINISTERIO DA DEFESA, INFORMAÇÕES, TEORIA, MIDIA SOCIAL, GOVERNO FEDERAL, CRITICA, EXECUTIVO, REGISTRO, TROCA, COMANDO, FORÇAS ARMADAS.

    O SR. ALESSANDRO VIEIRA (Bloco Parlamentar Senado Independente/CIDADANIA - SE. Pela ordem.) – Obrigado, Sr. Presidente.

    Antes de tudo, quero agradecer de público, é a primeira sessão da qual eu participo de forma mais efetiva após esse processo de internação pela Covid. Agradeço a palavra de apoio que praticamente todos os colegas manifestaram ao longo desse período.

    Sr. Presidente, V. Exa. tem sobre a mesa requerimento já referido pela Senadora Kátia Abreu, que convida o Ministro Braga Netto, General Braga Netto, para que preste esclarecimentos perante o Plenário desta Casa. É um convite que tem motivação muito evidente: buscar afastar a pressão que hoje vivemos, absolutamente conduzida através de redes sociais, comentários enviesados, teorias conspiratórias, porque, infelizmente, o Executivo tem falhado numa das coisas mais básicas das suas obrigações, que é a comunicação transparente com a sociedade.

    Nós tivemos uma mudança de seis ministros, uma mudança de alta escala, portanto, sem nenhum tipo de manifestação. Nós tivemos, pela primeira vez na história recente – salvo engano, desde 1985 –, a mudança simultânea dos três comandantes das Forças Armadas, todos eles profissionais de altíssimo gabarito que contam com a confiança da tropa e da sociedade. Então, é preciso, para afastar justamente as teorias conspiratórias, que nós tenhamos uma comunicação franca, direta, pública, institucional.

    Peço a V. Exa., portanto, que avalie a colocação e a aprovação desse requerimento de imediato, para que a gente possa programar – é um convite – a devida audiência para que o Ministro possa explanar – e tenho certeza de que vai explanar – o seu respeito pleno aos ditames da Constituição e da democracia.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 31/03/2021 - Página 14