Discussão durante a 24ª Sessão Deliberativa Remota, no Senado Federal

Comentário sobre a realização dos leilões de concessão de aeroportos nas Regiões Norte, Nordeste, Centro-Oeste e Sul do País, e também sobre o leilão de concessão da Ferrovia de Integração Oeste-Leste (FIOL), ligando o interior do Estado do Tocantins (TO), município Figueirópolis, a Ilhéus no Estado da Bahia (BA), realizados pelo Ministro da Infraestrutura, Tarcísio Gomes de Freitas.

Comentário sobre o momento de crise por que passa o País em decorrência da pandemia da Covid-19. Apelo por conciliação, diálogo e compreensão entre os Senadores da Casa.

Autor
Elmano Férrer (PP - Progressistas/PI)
Nome completo: Elmano Férrer de Almeida
Casa
Senado Federal
Tipo
Discussão
Resumo por assunto
TRANSPORTE:
  • Comentário sobre a realização dos leilões de concessão de aeroportos nas Regiões Norte, Nordeste, Centro-Oeste e Sul do País, e também sobre o leilão de concessão da Ferrovia de Integração Oeste-Leste (FIOL), ligando o interior do Estado do Tocantins (TO), município Figueirópolis, a Ilhéus no Estado da Bahia (BA), realizados pelo Ministro da Infraestrutura, Tarcísio Gomes de Freitas.
SENADO:
  • Comentário sobre o momento de crise por que passa o País em decorrência da pandemia da Covid-19. Apelo por conciliação, diálogo e compreensão entre os Senadores da Casa.
Publicação
Publicação no DSF de 09/04/2021 - Página 60
Assuntos
Outros > TRANSPORTE
Outros > SENADO
Indexação
  • COMENTARIO, LEILÃO, AEROPORTO, REGIÃO NORTE, REGIÃO NORDESTE, REGIÃO CENTRO OESTE, REGIÃO SUL, CONCESSÃO, FERROVIA, INTEGRAÇÃO, REGIÃO OESTE, REGIÃO LESTE, INTERIOR, ESTADO DO TOCANTINS (TO), ESTADO DA BAHIA (BA), FIGUEIROPOLIS (TO), ILHEUS (BA), MINISTRO DE ESTADO, MINISTERIO DA INFRAESTRUTURA.
  • COMENTARIO, PERIODO, CRISE, PAIS, BRASIL, PANDEMIA, NOVO CORONAVIRUS (COVID-19), SOLICITAÇÃO, SITUAÇÃO, DIALOGO, ENTENDIMENTO, SENADOR, SENADO.

    O SR. ELMANO FÉRRER (Bloco Parlamentar Unidos pelo Brasil/PP - PI. Para discutir.) – Sr. Presidente, Sras. e Srs. Senadores, peço a permissão de todos para mudar o azimute dos pronunciamentos.

    Queria me reportar ao Ministro Tarcísio Gomes de Freitas, que realizou, ontem e hoje, e realizará amanhã três grandes leilões importantes para a Região Norte, as Regiões Nordeste e Centro-Oeste e a Região Sul do País. Foram 22 aeroportos licitados, aliás, que serão concedidos às empresas que foram vitoriosas ontem, hoje e amanhã. Ontem, foram 22 aeroportos, como, por exemplo, o de Manaus, Rio Branco, Porto Velho, Boa Vista, no Norte, e mais três outros no interior. Aqui no Nordeste, foi o aeroporto de São Luís, no Maranhão; Imperatriz, no interior; Teresina, Palmas e Goiânia, no Brasil Central. E, no Sul, Curitiba, Navegantes e mais sete outros importantes aeroportos. Isso é um discurso positivo.

    Nós hoje, pela manhã, trabalhamos aqui, por quatro horas e meia, sobre vacinas, com a participação de instituições mais importantes deste País, como a Fiocruz, o Butantan, com representante do Ministério da Saúde, do Ministério da Ciência e Tecnologia, enfim, foi importantíssima reunião pela manhã.

    Hoje, estamos aqui há quase quatro horas discutindo armamento e desarmamento.

    É preciso que nós vejamos o País. Inegavelmente, nós temos coração, todos nós sentimos a dor das mortes que aí estão, mas nós temos que pensar no que está sendo feito positivamente neste País.

    Daí por que eu quero fazer esse registro, enaltecendo o Ministro Tarcísio Gomes de Freitas e todos os seus secretários, assessores, presidentes de instituições, Infraero, etc.

    Quero dizer que, além desses 22 aeroportos, hoje foi feito um leilão de concessão da Fiol, Ferrovia de Integração Oeste-Leste, ligando o interior do Tocantins, Figueirópolis, a Ilhéus. É importantíssima, é uma ferrovia que vai fazer a integração Oeste-Leste. Vai haver uma intercessão na Norte-Sul.

    Também, aqui, eu me dirijo aos nobres Senadores do Maranhão: serão feitos cinco leilões amanhã, de cinco terminais, sendo quatro no Porto do Itaqui e outro no Rio Grande do Sul.

    São registros que eu faço, com muito orgulho, neste instante, porque, enquanto estamos de frente a esta pandemia – e vamos vencê-la –, o País está trabalhando, o Governo está trabalhando.

    Então, Sr. Presidente, respeitando o horário, eu queria, por último, me solidarizar com V. Exa. Eu sei o quanto é difícil, porque V. Exa., Senador Rodrigo Pacheco, teve o apoio plural desta Casa, de pessoas do Governo e de oposição ao Governo. E V. Exa. tem – tenho certeza de que não vai negar – a grande missão dos mineiros que deram exemplo de democracia neste País: da conciliação, do acordo, do diálogo, que é o que nós temos de buscar nesta Casa.

    Aqui, nós temos ex-Governadores, ex-Ministros de Estados, pessoas mais velhas e mais novas do que eu. Eu estou com 78 anos. Eu sou um técnico, eu sou um servidor público e me orgulho de ser um servidor público pago pela sociedade para servi-la, sem me servir dela.

    E tenho a quase certeza e a convicção, Sr. Presidente, de que nós estamos no momento da conciliação, no momento do diálogo e da compreensão. E não é esta Casa que vai se incendiar neste País nem nós vamos nos deixar incendiar! Nós temos de buscar o diálogo, como V. Exa. tem feito muito bem desde o dia em que assumiu a Presidência do Senado.

    Aqui é a Casa da Federação. Aqui é o alicerce federativo do Brasil. Aqui é a essência do Estado brasileiro.

    Então, nós temos um compromisso, primeiro, com a Nação, com o povo politicamente organizado. Nós temos também um compromisso com os Estados e com as instituições e, sobretudo, com o Estado democrático de direito. Temos um compromisso com a Constituição, Sr. Presidente.

    Aliás, o Brasil espera muito de nós.

    Eu tenho assistido, com muita atenção e respeito, aos pronunciamentos feitos nesta Casa.

    Desde 2019, 2020, para não dizer desde 2015, quando eu assumi aqui o Senado da República, é crise por cima de crise, Sr. Presidente, e nós temos de nos dar as mãos. Nós representamos a Federação deste País! Nós somos três Senadores ou Senadoras por cada Estado. E temos de assumir esse compromisso.

    E é este o apelo que eu faço aqui, neste instante: temos de nos despir de convicções partidárias, sobretudo ideológicas, e temos de aceitar a decisão suprema do eleitorado de 2018. E temos de conciliar, buscar a conciliação, porque é a única saída, assim como, em se tratando de vacina, desta grande pandemia que atormenta o mundo. A vacina também é uma grande saída para a crise que vivenciamos hoje.

     Sr. Presidente, solidarizo-me com V. Exa. Sei da paciência de V. Exa., mas, sobretudo, do espírito democrático de V. Exa., que já passou pela Seccional da OAB no Estado de Minas Gerais e tem realmente a prudência, tem realmente a convicção do diálogo e do entendimento. E isso V. Exa. tem cultivado muito e tem feito um esforço extraordinário junto ao Poder Executivo, como também junto ao Poder Judiciário.

    Temos uma decisão neste instante, conforme comunicou o nosso Senador Kajuru, uma decisão do Poder Judiciário nos obrigando a pautar uma matéria que, no meu entendimento, vem cada vez mais nos dividir a todos aqui nesta Casa. Portanto, Sr. Presidente, eu quero levar a minha solidariedade a V. Exa. Que usemos da prudência, do diálogo e das conversações, buscando uma concertação, um pacto neste País, a fim de que nós superemos, através da unidade e da conciliação, as divergências que nos levam a nada.

    Portanto, Sr. Presidente, esta é a manifestação que eu faço neste instante, um apelo a todos para que busquemos esse entendimento e essa conciliação.

    É só, Sr. Presidente.

    Deus o ilumine, abençoe, guie e acompanhe nesta caminhada.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 09/04/2021 - Página 60