Pela ordem durante a 26ª Sessão Deliberativa Remota, no Senado Federal

Apelo ao Presidente Rodrigo Pacheco pela busca por consenso entre os Poderes Constitucionais. Elogio ao pronunciamento do Senador Fernando Collor de Melo sobre a necessidade de busca por entendimento, conciliação e consenso,

Autor
Elmano Férrer (PP - Progressistas/PI)
Nome completo: Elmano Férrer de Almeida
Casa
Senado Federal
Tipo
Pela ordem
Resumo por assunto
SENADO:
  • Apelo ao Presidente Rodrigo Pacheco pela busca por consenso entre os Poderes Constitucionais. Elogio ao pronunciamento do Senador Fernando Collor de Melo sobre a necessidade de busca por entendimento, conciliação e consenso,
Publicação
Publicação no DSF de 14/04/2021 - Página 38
Assunto
Outros > SENADO
Indexação
  • SOLICITAÇÃO, PRESIDENTE, SENADO, RODRIGO PACHECO, ENTENDIMENTO, CONCILIAÇÃO, PODERES CONSTITUCIONAIS, JUDICIARIO, EXECUTIVO, LEGISLATIVO, ELOGIO, PRONUNCIAMENTO, SENADOR, FERNANDO COLLOR DE MELLO.

    O SR. ELMANO FÉRRER (Bloco Parlamentar Unidos pelo Brasil/PP - PI. Pela ordem.) – Sr. Presidente, Sras. e Srs. Senadores, eu pedi a palavra pela ordem para me somar ao pronunciamento do Presidente Collor. Ele, com a autoridade que talvez nós não tenhamos, que passou pelo que passou, deu um testemunho e fez um apelo a todos nós: que voltássemos à nossa história não muito distante, à nossa história que podemos considerar recente.

    Então, eu queria, Sr. Presidente, antes, porém, de me referir ao pronunciamento do ex-Presidente Collor, me congratular com V. Exa. pela forma como tem se havido na condução do Senado da República e do Congresso Nacional nos últimos dois meses. A prudência, o diálogo e o entendimento são a função maior desta Casa.

    Assim sendo, eu queria fazer um apelo a V. Exa. – e me permita fazer isso perante as Senadoras e os Senadores. Saindo desta sessão, Presidente, dirija-se ao Presidente do Supremo Tribunal Federal na busca daquilo que o inspirou ao ser eleito Presidente desta Casa: buscar – os dois Presidentes das duas Casas, do Poder Judiciário e do Poder Legislativo – o consenso, o entendimento e não buscar o dissenso. Ainda há tempo, Sr. Presidente, Sras. e Srs. Senadores. Então, é o apelo que eu faria a V. Exa.: procure o Presidente do Supremo Tribunal. Os três Poderes são responsáveis pelo destino do nosso País. E eu acredito, até o último instante, Sr. Presidente, no entendimento, no diálogo e na conciliação.

    Com relação ao pronunciamento do Presidente Collor, no meu entendimento, que vai no sentido desse apelo que eu faço a V. Exa., com os meus 78 anos, em que vivenciei muito fatos históricos neste País e tenho também acompanhado com muita atenção o pronunciamento das Senadoras e dos Senadores aqui nesta Casa, o Presidente Collor falou do coração, do sentimento de quem passou por difíceis momentos da nossa história.

    Então, eu queria só, Sr. Presidente e minhas estimadas Senadoras e meus estimados Senadores, dizer que é preciso nós ouvirmos as vozes daqueles que tiveram uma experiência histórica, como o Presidente Collor, que acabou de fazer esse pronunciamento. Respeitamos as divergências partidárias, políticas e, sobretudo, ideológicas, mas o momento realmente não comporta, meus queridos e estimados Senadores da situação e da oposição, o dissenso nessa hora. Saibamos incorporar até mesmo a fragilidade de homens públicos que têm grandes responsabilidades pelo destino do nosso País. Mas nós temos que buscar, por fim, o entendimento, a conciliação, o consenso, que devem prevalecer e pairar sobre todos nós.

    Portanto, meu Presidente Rodrigo Pacheco, eu faço o apelo a V. Exa.: que procure os demais Poderes do Estado, sobretudo neste momento em que está envolvido nessa questão da decisão do Poder Judiciário. Como disse V. Exa., como um grande e brilhante advogado, "decisão judicial se cumpre".

    Portanto, parabéns a V. Exa. pelo modo como tem se conduzido aqui no Senado da República.

    Esse é o apelo que eu faço a V. Exa., Sr. Presidente.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 14/04/2021 - Página 38