Discussão durante a 34ª Sessão Deliberativa Remota, no Senado Federal

Comentário sobre informações divulgadas pelo Ministério da Economia referentes ao crescimento de contratos de trabalho no País. Elogio ao Governo brasileiro e ao Presidente Jair Bolsonaro pelo segundo melhor desempenho econômico das Américas, apesar da pandemia do novo coronavírus (Covid-19), e do retorno do benefício emergencial em favor da manutenção dos empregos de milhões de brasileiros. Registro da antecipação do pagamento de aposentadorias e do crescimento do crédito a ser anunciado pelo Banco Central, que movimentam a economia nacional e geram emprego e renda.

Autor
Fernando Bezerra Coelho (MDB - Movimento Democrático Brasileiro/PE)
Nome completo: Fernando Bezerra de Souza Coelho
Casa
Senado Federal
Tipo
Discussão
Resumo por assunto
ECONOMIA:
  • Comentário sobre informações divulgadas pelo Ministério da Economia referentes ao crescimento de contratos de trabalho no País. Elogio ao Governo brasileiro e ao Presidente Jair Bolsonaro pelo segundo melhor desempenho econômico das Américas, apesar da pandemia do novo coronavírus (Covid-19), e do retorno do benefício emergencial em favor da manutenção dos empregos de milhões de brasileiros. Registro da antecipação do pagamento de aposentadorias e do crescimento do crédito a ser anunciado pelo Banco Central, que movimentam a economia nacional e geram emprego e renda.
Publicação
Publicação no DSF de 29/04/2021 - Página 40
Assunto
Outros > ECONOMIA
Indexação
  • COMENTARIO, INFORMAÇÃO, MINISTERIO DA ECONOMIA, CRESCIMENTO, CONTRATO DE TRABALHO, ELOGIO, GOVERNO FEDERAL, JAIR BOLSONARO, PRESIDENTE DA REPUBLICA, CRESCIMENTO ECONOMICO, RETORNO, BENEFICIO, EMERGENCIA, FAVORECIMENTO, MANUTENÇÃO, EMPREGO, PERIODO, PANDEMIA, NOVO CORONAVIRUS (COVID-19), REGISTRO, ANTECIPAÇÃO, PAGAMENTO, APOSENTADORIA, AUMENTO, ABERTURA DE CREDITO, ANUNCIO, BANCO CENTRAL DO BRASIL (BACEN), MOVIMENTAÇÃO, ECONOMIA NACIONAL, RENDA.

    O SR. FERNANDO BEZERRA COELHO (Bloco Parlamentar Unidos pelo Brasil/MDB - PE. Para discutir.) – Sr. Presidente, Sras. e Srs. Senadores (Falha no áudio.) ... informações que foram divulgadas na manhã de hoje pelo Ministério da Economia.

    Os dados de emprego do mês de março com carteira assinada ultrapassaram a marca de 186 mil novos contratos de trabalho, mostrando, portanto, a resiliência da economia brasileira e, sobretudo, dando sequência a três meses seguidos de crescimento do emprego formal no Brasil. As contratações de janeiro a março já ultrapassam a marca de mais de 837 mil empregos, mostrando, portanto, que o Governo brasileiro soube cuidar da nossa economia, sobretudo durante o ano de 2020, que foi o primeiro ano de enfrentamento à pandemia, quando o Brasil teve o segundo melhor desempenho econômico das Américas, perdendo apenas para os Estados Unidos, que tiveram uma retração do PIB um pouco maior do que 3%, sendo que a retração brasileira foi um pouco maior do que 4,1%. Então, são os dados que estão sendo anunciados, mostrando que, apesar de essa segunda onda ser muito letal e estar ceifando muitas vidas – e aproveito para mais uma vez nos solidarizarmos com os parentes, com os amigos que estão sofrendo com a pandemia do coronavírus –, por outro lado, a economia brasileira vem dando sinais de que a gente pode, de fato, ter um ano com crescimento econômico acima de 3%, o que será, portanto, um crescimento expressivo comparado ao do ano passado, abrindo a perspectiva para que o Brasil possa se reencontrar com o emprego, com a renda, com a prosperidade.

    Gostaria também, Sr. Presidente, de dizer das outras iniciativas que o Governo brasileiro adotou recentemente, como a restituição do benefício emergencial, que vai garantir o emprego de mais de 4 milhões de brasileiros, de carteira assinada, repetindo o estímulo que foi dado no ano anterior. E também os estudos já se encontram avançados para que se possa, em espaço muito curto, permitir o pagamento antecipado das aposentadorias. Isso foi feito ano passado, e o Governo brasileiro deverá anunciar o pagamento das aposentadorias, antecipando esses pagamentos para poder irrigar a economia, melhorando, portanto, o lado da demanda para aquecer o setor de serviços, o setor de consumo brasileiro, no sentido de gerar emprego na ponta. São essas notícias positivas que interessam de perto àqueles que trabalham, àqueles que estão na peleja do dia a dia. Nós estamos, portanto, vendo sinais cada vez mais animadores do desempenho da economia brasileira.

    Brevemente o Banco Central deverá anunciar o crescimento do crédito, que é muito importante, a expansão do crédito para as atividades produtivas, e o mês de março vai trazer números expressivos da expansão do crédito. Estima-se, Sr. Presidente, que o crédito deverá ter um crescimento superior a 8%. Hoje, nós já temos um estoque de crédito superior a 50% do PIB, o que mostra que a economia brasileira dá sinais de que tem capacidade para se expandir e para, sobretudo, gerar emprego e gerar renda.

    Portanto, quero encerrar trazendo essas notícias que mostram o empenho do Presidente Bolsonaro, da sua equipe econômica e de todo o Governo para poder fazer com que o Brasil possa se reencontrar com a sua trajetória de prosperidade e, consequentemente, de felicidade para a população brasileira.

    Muito obrigado, Sr. Presidente.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 29/04/2021 - Página 40