Discussão durante a 34ª Sessão Deliberativa Remota, no Senado Federal

Comentário acerca da negativa da Anvisa para a aprovação da vacina russa Sputnik V, contra o novo coronavírus (Covid-19).

Autor
Jaques Wagner (PT - Partido dos Trabalhadores/BA)
Nome completo: Jaques Wagner
Casa
Senado Federal
Tipo
Discussão
Resumo por assunto
SAUDE:
  • Comentário acerca da negativa da Anvisa para a aprovação da vacina russa Sputnik V, contra o novo coronavírus (Covid-19).
Publicação
Publicação no DSF de 29/04/2021 - Página 42
Assunto
Outros > SAUDE
Indexação
  • COMENTARIO, NEGAÇÃO, AGENCIA NACIONAL DE VIGILANCIA SANITARIA (ANVISA), APROVAÇÃO, VACINA, PAIS ESTRANGEIRO, RUSSIA, COMBATE, NOVO CORONAVIRUS (COVID-19), PANDEMIA, EXPECTATIVA, MOTIVO, AVALIAÇÃO TECNICA, SEGURANÇA, INTERESSE, GOVERNADOR, REGIÃO NORDESTE, NECESSIDADE, VACINAÇÃO, AFASTAMENTO, ATIVIDADE SOCIAL.

    O SR. JAQUES WAGNER (Bloco Parlamentar da Resistência Democrática/PT - BA. Para discutir.) – Boa noite, Presidente.

    Obrigado e desculpe: na hora da chamada eu estava numa ligação e não pude responder.

    Primeiro quero parabenizar V. Exa. pela decisão, sempre na tentativa de conciliar interesses – acho que esse é o caminho da democracia –, no adiamento dos dois projetos de hoje. Eu só lembro a V. Exa. – para mim não há nenhum problema – que a não recepção de emendas ao projeto que estou relatando é por conta de ser um projeto da Comissão de Meio Ambiente. Pelo que entendi, conforme me informou a minha assessoria, a Mesa não estava recebendo porque o prazo dele é anterior, mas, repare, de minha parte não há nenhuma objeção a que cheguem emendas novas se não for furar o Regimento.

    A segunda coisa é que eu espero que as informações pedidas pela Anvisa em relação à vacina Sputnik... Eu aqui, como não vou negar a técnica, não vou levar o debate para o ideológico, dizer que não aprovaram por isso e por aquilo. Eu sei que a suspeição existe e que o Sr. Presidente leva tudo para a dicotomia, e a dicotomia não nos ajuda. Então, prefiro crer que os técnicos da Anvisa tomaram a decisão da negativa por segurança e espero, porque é interesse de todos nós e particularmente dos Governadores do Nordeste, que a equipe da Rússia possa trazer informações que deem tranquilidade aos técnicos da Anvisa e também ao povo brasileiro para que a gente possa recepcionar esses 40 milhões, ou 36 milhões, de unidades, porque é imperioso e não conheço outra saída que não seja a vacinação e o afastamento social.

    No mais, Sr. Presidente, eu espero que amanhã a gente consiga, na Comissão de Agricultura, superar divergências. E vou repetir: eu sou a favor, até porque fiz muita regularização fundiária aqui. Só acho que a gente tem que regularizar aqueles pequenos e médios que efetivamente estão lá produzindo, e não aqueles que especulam com a terra ou que cometem crimes ambientais e depois se dizem donos da terra. Eu espero que prevaleça a maturidade de todos que estão envolvidos e a gente consiga chegar a um denominador comum, para dar paz a quem merece, e não para perdoar aqueles que cometeram crimes na apropriação de terra pública.

    Muito obrigado.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 29/04/2021 - Página 42