Discussão durante a 35ª Sessão Deliberativa Remota, no Senado Federal

Comentário sobre texto de autoria do ex-Ministro e ex-Presidente do Supremo Tribunal Federal (STF) Carlos Ayres Britto, postado em rede social, que faz referência aos quatro eixos do Governo de Joe Biden, Presidente dos Estados Unidos da América (EUA): meio ambiente, proteção social, educação e saúde.

Comentário sobre crítica feita por Rodrigo Zeidan, Doutor em Economia pela UFRJ e Professor da Fundação Dom Cabral, ao Ministro da Economia, Paulo Guedes, por ter colocado o País em situação de estagflação em tempos de crise mundial deflacionária.

Autor
Jorge Kajuru (PODEMOS - Podemos/GO)
Nome completo: Jorge Kajuru Reis da Costa Nasser
Casa
Senado Federal
Tipo
Discussão
Resumo por assunto
POLITICA INTERNACIONAL:
  • Comentário sobre texto de autoria do ex-Ministro e ex-Presidente do Supremo Tribunal Federal (STF) Carlos Ayres Britto, postado em rede social, que faz referência aos quatro eixos do Governo de Joe Biden, Presidente dos Estados Unidos da América (EUA): meio ambiente, proteção social, educação e saúde.
ECONOMIA:
  • Comentário sobre crítica feita por Rodrigo Zeidan, Doutor em Economia pela UFRJ e Professor da Fundação Dom Cabral, ao Ministro da Economia, Paulo Guedes, por ter colocado o País em situação de estagflação em tempos de crise mundial deflacionária.
Publicação
Publicação no DSF de 30/04/2021 - Página 53
Assuntos
Outros > POLITICA INTERNACIONAL
Outros > ECONOMIA
Indexação
  • COMENTARIO, AUTORIA, CARLOS AYRES BRITTO, EX MINISTRO, SUPREMO TRIBUNAL FEDERAL (STF), MIDIA SOCIAL, REFERENCIA, PRONUNCIAMENTO, PRESIDENTE, ESTADOS UNIDOS DA AMERICA (EUA), DIRETRIZ, GOVERNO, MEIO AMBIENTE, PROTEÇÃO, ASSISTENCIA SOCIAL, EDUCAÇÃO, SAUDE.
  • COMENTARIO, CRITICA, MINISTRO DE ESTADO, MINISTERIO DA ECONOMIA, PAULO GUEDES, REALIZAÇÃO, PROFESSOR, ECONOMIA, UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO (UFRJ), SITUAÇÃO, INFLAÇÃO, PERIODO, PANDEMIA, DEFLAÇÃO.

    O SR. JORGE KAJURU (Bloco Parlamentar PODEMOS/PSDB/PSL/PODEMOS - GO. Para discutir.) – Pois não, Presidente Rodrigo Pacheco.

    Uma semana depois da cúpula virtual sobre mudanças climáticas, convocada pelo Presidente dos Estados Unidos, reproduzo hoje um texto de reverência a Joe Biden, que completa, nesta sexta-feira, 29 de abril de 2021, 100 dias no comando da maior Nação do mundo.

    O texto de autoria do ex-Ministro e ex-Presidente do STF, Carlos Ayres Britto, foi postado em rede social no dia 15 de abril e diz textualmente, aliás, abre aspas: "Os quatro eixos do Governo Biden são meio ambiente, proteção social, educação e saúde [ou seja, Biden está aplicando nos Estados Unidos rigorosamente a Constituição brasileira]". Fecha aspas. Sem dizer que ele também vai taxar as grandes fortunas, com o que, aqui no País, Senadores Plínio e eu sonhamos, mas, do jeito que está, ficaremos no sonho.

    Passo a outro assunto, informando que o IPCA-15, uma espécie de prévia do IPCA, o índice oficial que mede a inflação, subiu 0,6% em abril. A taxa acumulada em 12 meses chegou a 6,17%, acima do teto do Governo, de 6%. E aí nos perguntamos: por que sobem os preços se a economia não cresce?

    Como resposta, passo a outra citação de Rodrigo Zeidan, Doutor em Economia pela UFRJ e Professor da Fundação Dom Cabral. Segundo ele, o Ministro Paulo Guedes, abre aspas: "... conseguiu uma façanha única, colocar um país em estagflação em tempos de crise mundial deflacionária". Fecha aspas.

    Estagflação, ensina o professor em artigo que publicou dia 16, na Folha de S.Paulo, é algo incomum. Por quê? Normalmente a inflação caminha junto com o crescimento econômico, isto é, quando a economia evolui, há pressão para aumento de preços. Em contrapartida, se a atividade econômica desaba, é menos provável que empresas subam os seus preços, tanto no atacado quanto no varejo.

    Tinha mais para falar, mas nunca sou indisciplinado; especialmente com o senhor, respeito o tempo.

    Só lembro se algum Senador aqui vai falar da declaração infeliz do Ministro Paulo Guedes, de ontem, culpando este Congresso em relação ao censo demográfico. culpando este Congresso em relação ao censo demográfico. É muito cara de pau esse Ministro dos banqueiros.

    Obrigado, Presidente Rodrigo Pacheco.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 30/04/2021 - Página 53