Pronunciamento de Paulo Paim em 05/05/2021
Pela ordem durante a 37ª Sessão Deliberativa Remota, no Senado Federal
Comentário sobre o apoio dos Estados Unidos da América (EUA) à suspensão de proteções de propriedades intelectuais para as vacinas contra a Covid-19.
- Autor
- Paulo Paim (PT - Partido dos Trabalhadores/RS)
- Nome completo: Paulo Renato Paim
- Casa
- Senado Federal
- Tipo
- Pela ordem
- Resumo por assunto
-
SAUDE:
- Comentário sobre o apoio dos Estados Unidos da América (EUA) à suspensão de proteções de propriedades intelectuais para as vacinas contra a Covid-19.
- Publicação
- Publicação no DSF de 06/05/2021 - Página 19
- Assunto
- Outros > SAUDE
- Indexação
-
- COMENTARIO, APOIO, ESTADOS UNIDOS DA AMERICA (EUA), SUSPENSÃO, PATENTE DE INVENÇÃO, PROPRIEDADE INTELECTUAL, VACINA, NOVO CORONAVIRUS (COVID-19), PANDEMIA.
O SR. PAULO PAIM (Bloco Parlamentar da Resistência Democrática/PT - RS. Pela ordem.) – Hoje é um dia especial. Eu quero homenagear V. Exa. e todos os Líderes da Casa, todos, todos, todos.
Saiu agora, Presidente, pela agência Reuters: Estados Unidos se manifestam a favor da suspensão das patentes de vacina para enfrentar a pandemia. O Governo dos Estados Unidos declarou-se hoje favorável à suspensão das patentes das vacinas contra a Covid-19, nesta quarta-feira.
Em uma carta pública, a representante do comércio da Casa Branca, Katherine Tai, afirma que "esses tempos e circunstâncias extraordinários exigem medidas extraordinárias". E diz ela, entre aspas: "Os EUA apoiam a suspensão de proteções de propriedade intelectual para as vacinas contra a Covid-19 para ajudar a acabar com a pandemia, e vamos participar ativamente [junto à] [...] Organização Mundial do Comércio [...]".
Isso está, Sr. Presidente, não só na agência Reuters, está no Globo, está na Folha, está no Estadão, está circulando, neste momento, em toda a imprensa internacional.
Eu quero cumprimentar, Presidente, se me permitir, o nobre e querido Nelsinho Trad – ele foi um herói, foi um gigante nessa causa –, a Bancada Feminina, eu digo todos os Líderes, mesmo aqueles que tinham outro entendimento, porque assim é a democracia. De minha parte, Presidente Rodrigo Pacheco, eu só posso dizer que, de todos os projetos que, ao longo da minha vida, aprovei no Congresso, eu considero esse o mais importante de todos. Só posso dizer: palmas ao Senado da República! Teve coragem, teve firmeza, foi para o debate e votou a matéria. Agora a Câmara deverá acompanhar, já que existe essa orientação.
Parece-me que o Brasil também já faz uma declaração dizendo que muda sua posição junto à OMC.
Vida longa, vida muito longa, Sr. Presidente, para toda a humanidade!
Vidas, todas as vidas importam.
Era isso, Presidente.
Agradeço muito, especialmente a V. Exa., senão essa matéria não teria sido pautada. Obrigado.