Pronunciamento de Izalci Lucas em 13/05/2021
Discussão durante a 42ª Sessão Deliberativa Remota, no Senado Federal
Registro sobre reportagem do jornalista Breno Pires, do Estadão, acerca de denúncia de envio de recursos ao estado do Piauí (PI) pelo Governador do Distrito Federal (DF), Ibaneis Rocha.
Comentário sobre a Comissão Parlamentar da Pandemia (CPI) da Covid-19, na qual foram apresentados requerimentos sobre a Operação Falso Negativo.
- Autor
- Izalci Lucas (PSDB - Partido da Social Democracia Brasileira/DF)
- Nome completo: Izalci Lucas Ferreira
- Casa
- Senado Federal
- Tipo
- Discussão
- Resumo por assunto
-
GOVERNO DO DISTRITO FEDERAL:
- Registro sobre reportagem do jornalista Breno Pires, do Estadão, acerca de denúncia de envio de recursos ao estado do Piauí (PI) pelo Governador do Distrito Federal (DF), Ibaneis Rocha.
-
CRIMES CONTRA A ADMINISTRAÇÃO PUBLICA E IMPROBIDADE ADMINISTRATIVA:
- Comentário sobre a Comissão Parlamentar da Pandemia (CPI) da Covid-19, na qual foram apresentados requerimentos sobre a Operação Falso Negativo.
- Publicação
- Publicação no DSF de 14/05/2021 - Página 23
- Assuntos
- Outros > GOVERNO DO DISTRITO FEDERAL
- Outros > CRIMES CONTRA A ADMINISTRAÇÃO PUBLICA E IMPROBIDADE ADMINISTRATIVA
- Indexação
-
- REGISTRO, ARTIGO DE IMPRENSA, O ESTADÃO, DENUNCIA, REMESSA, RECURSOS FINANCEIROS, ORÇAMENTO, ESTADO DO PIAUI (PI), GOVERNADOR, DISTRITO FEDERAL (DF).
- COMENTARIO, APRESENTAÇÃO, REQUERIMENTO, COMISSÃO PARLAMENTAR DE INQUERITO (CPI), PANDEMIA, NOVO CORONAVIRUS (COVID-19), CORRELAÇÃO, OPERAÇÃO, POLICIA CIVIL, SECRETARIA DE ESTADO, SAUDE, DISTRITO FEDERAL (DF).
O SR. IZALCI LUCAS (Bloco Parlamentar PODEMOS/PSDB/PSL/PSDB - DF. Para discutir.) – Presidente, Sras. e Srs. Senadores, reportagem do jornalista Breno Pires, do Estadão, na edição desta quinta-feira: o jornal detalha a denúncia de que o Governador do DF, Ibaneis Rocha, recebeu uma cota do orçamento oculto e enviou dinheiro para o Piauí. Pasmem, senhores! Em vez de utilizar os recursos do orçamento para ajudar o DF, Ibaneis preferiu cuidar do Piauí, onde morou e passou a sua infância.
E o mais grave é que não é a primeira vez que isso ocorre. No ano passado, ele enviou grande quantidade de equipamentos de proteção individual também para o Piauí, enquanto os profissionais da saúde aqui do Distrito Federal sofriam com a falta de máscara, luvas, álcool em gel e álcool líquido 70%. O GDF está sendo, inclusive, investigado pelo Tribunal de Contas do DF por esse fato. E, mesmo assim, o Governador agora, de forma dissimulada, utilizando-se de verbas secretas, como aponta O Estado de S. Paulo, o Estadão, reincide na mesma prática e demonstra mais uma vez a falta de apreço pela população do Distrito Federal.
Nada contra o Estado do Nordeste, que tem dignos representantes aqui em Brasília, que muito contribuíram e continuam contribuindo com a cidade, enriquecendo, principalmente, a nossa cultura, mas isso é um desrespeito aos brasilienses que o elegeram para comandar o DF. Basta olhar para a quantidade de moradores de rua, os desassistidos das diversas regiões aqui do Distrito Federal, a desorganização e o desvio de recurso da saúde no meio da pandemia, a insegurança pública, a falta de mobilidade na Capital do País.
O Estadão, Presidente, traz um documento do MDR de que o Governador Ibaneis, do PMDB, direcionou R$15 milhões para a pasta para obras e compra de veículos e máquinas. Uma parte desse dinheiro foi repassado por Ibaneis ao Piauí, Estado da sua família. Ibaneis indicou verbas para pavimentação, escoamento, aquisição de carros e ainda para despesa administrativa e de fiscalização da Codevasf.
Procurado pelo Estadão, Presidente, o Governador admitiu o envio do recurso, a sua cota do orçamento secreto para a unidade da Federação. Diz aqui – abre aspas: "Todos os recursos destinados ao Distrito Federal foram devidamente aplicados. Nos demais casos, como não havia projetos, o Governador destinou as verbas a algumas prefeituras do Piauí." – disse por meio de uma nota enviada por sua assessoria. Ele não esclareceu, porém, por que fez esse repasse para o Estado.
Para concluir, Presidente, eu ainda quero dizer que nós aprovamos, apresentamos 49 requerimentos na CPI da saúde, aqui do Covid. Nós temos a Operação Falso Negativo, que prendeu toda a cúpula da saúde, mas que foram soltos com o argumento de que o dinheiro era federal.
Nós já fizemos os requerimentos e vamos, agora, analisar os documentos que chegaram, inclusive em sigilo de justiça, para fazer, então, a votação das convocações.
Era isto, Presidente.
Obrigado.