Discussão durante a 48ª Sessão Deliberativa Remota, no Senado Federal

Considerações sobre a importância da Floresta Amazônica. Elogio à realização da operação da Polícia Federal denominada Akuanduba, em São Paulo e no Pará, que culminou em apreensões nos gabinetes do Ministro Ricardo Salles, do Ministério do Meio Ambiente, e no afastamento do Presidente do Ibama.

Autor
Lasier Martins (PODEMOS - Podemos/RS)
Nome completo: Lasier Costa Martins
Casa
Senado Federal
Tipo
Discussão
Resumo por assunto
MEIO AMBIENTE:
  • Considerações sobre a importância da Floresta Amazônica. Elogio à realização da operação da Polícia Federal denominada Akuanduba, em São Paulo e no Pará, que culminou em apreensões nos gabinetes do Ministro Ricardo Salles, do Ministério do Meio Ambiente, e no afastamento do Presidente do Ibama.
Publicação
Publicação no DSF de 20/05/2021 - Página 29
Assunto
Outros > MEIO AMBIENTE
Indexação
  • COMENTARIO, IMPORTANCIA, FLORESTA AMAZONICA, CRITICA, DESMATAMENTO, QUEIMADA.
  • COMENTARIO, OPERAÇÃO, POLICIA FEDERAL, CAMBATE, DESMATAMENTO, APREENSÃO, GABINETE, MINISTRO DE ESTADO, MINISTERIO DO MEIO AMBIENTE (MMA), PRESIDENTE, Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA).

    O SR. LASIER MARTINS (Bloco Parlamentar PODEMOS/PSDB/PSL/PODEMOS - RS. Para discutir.) – Muito obrigado, Sr. Presidente Rodrigo Pacheco.

    Presidente, hoje, o que me ocorre reprisar, porque os brasileiros sabem bem, é que a Floresta Amazônica pertence aos brasileiros. Assim, é natural o interesse de todos os brasileiros por sua preservação. É patrimônio das atuais e das futuras gerações. Sua destruição não ofende apenas a Deus, como sugere o Papa Francisco... Além do mais, tem muita importância, pelo que nós todos sabemos, a Floresta Amazônia, porque faz a regulagem dos regimes das chuvas nas regiões do Brasil. Essas queimadas que nós estamos vendo empurram os oceanos sobre cidades e sobre ilhas e perturbam a meteorologia. Então, nós sabemos bem a importância da Região Amazônica e, por isso, nós não concordamos com desmatamentos e queimadas, como vêm acontecendo há muito tempo.

    Por que estou dizendo isso? Estou dizendo isso, Sr. Presidente, porque eu quero saudar, na tarde de hoje, a Polícia Federal, que vinha investigando desde janeiro e hoje deflagrou a operação batizada de Akuanduba, que é uma divindade dos índios araras do Pará, uma operação que funcionou hoje em Brasília, em São Paulo e no Pará e que culminou, inclusive, com apreensões nos gabinetes do Ministro Ricardo Salles em São Paulo e no Ministério do Meio Ambiente em Brasília e no seu escritório do Pará e com o afastamento do Presidente do Ibama. E tudo por quê? Por causa dessas queimadas, desmatamentos, vendas ilegais e exportações ilegais de madeira.

    Finalmente, Presidente Rodrigo, finalmente, telespectadores da TV Senado, felizmente, senhores ouvintes da Rádio Senado, a Polícia Federal agiu! O Brasil inteiro vem pedindo: "Protejam a Amazônia". A Amazônia tem uma importância transcendental para o clima, para as chuvas, para a regulação do meio ambiente no Brasil. E agora a Polícia Federal resolveu agir e, ao que tudo indica, vai flagrar quem são os grandes responsáveis, quem são os beneficiários desse crime que vem ocorrendo há tantos anos – e a televisão tem nos mostrado – e que culminou com tanto sacrifício de gente que trabalhava pela Amazônia e que foi demitida.

    Inclusive, esse Ministro Ricardo Salles, que já vem sendo questionado há tanto tempo, a população brasileira, os defensores do meio ambiente vêm pedindo há muito tempo para que seja afastado.

    Era esse o pronunciamento que eu queria fazer e faço de aplauso a essa ação da Polícia Federal durante a manhã de hoje contra aqueles que desmatam, contra aqueles que vêm prejudicando terrivelmente aquela região, aquela floresta que temos em nosso Território e de que tanto nos orgulhamos.

    Era isso o que precisava dizer e disse, Presidente.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 20/05/2021 - Página 29