Pronunciamento de Nelsinho Trad em 19/05/2021
Discussão durante a 48ª Sessão Deliberativa Remota, no Senado Federal
Comentário sobre o compromisso brasileiro com a preservação e o desenvolvimento sustentável.
Considerações sobre a violência, as mortes e a destruição na Palestina, na região da Faixa de Gaza, em Israel.
- Autor
- Nelsinho Trad (PSD - Partido Social Democrático/MS)
- Nome completo: Nelson Trad Filho
- Casa
- Senado Federal
- Tipo
- Discussão
- Resumo por assunto
-
MEIO AMBIENTE:
- Comentário sobre o compromisso brasileiro com a preservação e o desenvolvimento sustentável.
-
POLITICA INTERNACIONAL:
- Considerações sobre a violência, as mortes e a destruição na Palestina, na região da Faixa de Gaza, em Israel.
- Publicação
- Publicação no DSF de 20/05/2021 - Página 33
- Assuntos
- Outros > MEIO AMBIENTE
- Outros > POLITICA INTERNACIONAL
- Indexação
-
- COMENTARIO, COMPROMISSO, BRASIL, PRESERVAÇÃO, MEIO AMBIENTE, DESENVOLVIMENTO SUSTENTAVEL.
- COMENTARIO, VIOLENCIA, MORTE, DESTRUIÇÃO, PALESTINA, ISRAEL.
O SR. NELSINHO TRAD (PSD - MS. Para discutir.) – Sr. Presidente, apenas para dizer a V. Exa., que esse assunto tratado agora pela Senadora Kátia Abreu tem uma importância muito maior do que todos nós podemos imaginar.
Antes das restrições da pandemia... Eu quero dar um testemunho, porque, como Presidente da Comissão de Relações Exteriores, a gente recebe delegações estrangeiras quando eles vêm visitar o Congresso brasileiro. E foi impressionante a narrativa que a gente ouviu de delegação da Dinamarca, de delegação dos Países Baixos, de delegação da Noruega, que vieram nos visitar, referente à questão ambiental brasileira.
Então, eu penso que o Senado pode, sim, dar uma resposta a essa questão e mostrar que o nosso objetivo realmente é a preservação e o desenvolvimento sustentável.
Mas eu peço a palavra, agora, para falar sobre a violência, as mortes e a destruição na Palestina.
Frente aos ataques mútuos ocorridos recentemente na região da Faixa de Gaza, em Israel, gostaria de manifestar o meu pesar pelo profundo terror que têm vivido as populações da região civil.
Dados disponibilizados pela imprensa internacional dão conta de que o Ministério da Saúde de Gaza divulgou um número de 212 óbitos, sendo 61 crianças, 36 mulheres e 16 idosos. As autoridades em Israel divulgaram a morte de 10 pessoas, incluindo 2 crianças.
Nós não podemos, tendo no nosso DNA a paz estampada, tolerar esse elevado saldo de civis, mulheres e crianças mortos, sem contar ainda os feridos, além da destruição de casas, escolas e pontos comerciais dos dois países.
Até o momento, a ONU não emitiu qualquer documento pedindo cessar-fogo na região. Os Estados Unidos têm tentado conduzir uma mediação, ainda sem sucesso.
A última vez em que houve conflitos entre judeus e palestinos na Faixa de Gaza, em 2014, o terror na região durou 51 dias.
É muito importante o nosso posicionamento pelo fim dos conflitos nessa região tão marcada por questões étnico-religiosas, tendo como base o respeito ao direito internacional, os direitos humanos e a busca da paz.
Era essa a manifestação que, como Senador da República, integrante da Comissão de Relações Exteriores, eu gostaria de deixar registrada nos Anais desta Casa.
Muito obrigado, Sr. Presidente.