Discussão durante a 47ª Sessão Deliberativa Remota, no Senado Federal

Considerações sobre o depoimento do ex-Ministro de Estado do Ministério das Relações Exteriores (MRE) Ernesto Araújo em reunião da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Pandemia. Crítica a Ernesto Araújo por acusar a Senadora Kátia Abreu de ter atuado em favor dos interesses da China nas negociações de infraestrutura que envolvem a tecnologia 5G.

Crítica ao Governo Federal pelo bloqueio de recursos financeiros destinados às universidades federais.

Autor
Jorge Kajuru (PODEMOS - Podemos/GO)
Nome completo: Jorge Kajuru Reis da Costa Nasser
Casa
Senado Federal
Tipo
Discussão
Resumo por assunto
SENADO:
  • Considerações sobre o depoimento do ex-Ministro de Estado do Ministério das Relações Exteriores (MRE) Ernesto Araújo em reunião da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Pandemia. Crítica a Ernesto Araújo por acusar a Senadora Kátia Abreu de ter atuado em favor dos interesses da China nas negociações de infraestrutura que envolvem a tecnologia 5G.
EDUCAÇÃO:
  • Crítica ao Governo Federal pelo bloqueio de recursos financeiros destinados às universidades federais.
Publicação
Publicação no DSF de 19/05/2021 - Página 26
Assuntos
Outros > SENADO
Outros > EDUCAÇÃO
Indexação
  • REGISTRO, REUNIÃO, COMISSÃO PARLAMENTAR DE INQUERITO (CPI), PANDEMIA, NOVO CORONAVIRUS (COVID-19), AUDIENCIA, EX MINISTRO DE ESTADO, ITAMARATI (MRE), CRITICA, ACUSAÇÃO, KATIA ABREU, SENADOR, MULHER, ATUAÇÃO, INTERESSE ECONOMICO, PAIS ESTRANGEIRO, CHINA, TECNOLOGIA, INTERNET.
  • CRITICA, GOVERNO FEDERAL, BLOQUEIO, RECURSOS FINANCEIROS, EDUCAÇÃO, ENSINO SUPERIOR, UNIVERSIDADE FEDERAL, INSTITUTO DE EDUCAÇÃO.

    O SR. JORGE KAJURU (Bloco Parlamentar PODEMOS/PSDB/PSL/PODEMOS - GO. Para discutir.) – Obrigado, Presidente Rodrigo Pacheco.

    Eu queria lamentar. Não sou membro – e, na minha opinião, deveria ser, mas sei que é uma questão regimental – da CPI da Pandemia. Participo, assisto, mas, aí, você fica cinco horas para, às vezes, nem perguntar, já que começa a sessão aqui.

    A CPI de hoje ouviu o ex-Chanceler, ex-Ministro das Relações Exteriores Ernesto Araújo, que, por qualquer veículo de imprensa sério e por qualquer Parlamentar minimamente independente, mentiu mais de 12 vezes. Portanto, trata-se de um mitômano. Mitômano é quem tem a compulsão pela mentira. Esse é o primeiro adjetivo a ele.

    Segundo, eu queria me dirigir às Senadoras Kátia Abreu e Simone Tebet, porque fiquei realmente muito aborrecido, pois, além de ele mentir na cara de todos em uma CPI, ele agrediu covardemente uma Senadora, que não estava presente, que já havia feito a sua colocação – e, aliás, o execrou com todos os argumentos –, e agrediu de uma forma infeliz demais, porque, quando o Senador Angelo Coronel fez a pergunta para ele, ele deveria, no mínimo, elegantemente – o que não é o caso dele, desse pafúncio, desse Zoroastro –, responder o seguinte: "Olha, esse caso com a Senadora está na Justiça; portanto, não tenho que tratá-lo aqui".

    Pronto! Evitaria a justa solidariedade da Senadora Simone Tebet, que lá foi – e, infelizmente, quase não conseguia falar – e estava sendo totalmente cristalina, não só por defender a honra de uma colega como a Kátia, mas para exigir que esse ex-Chanceler fosse claro na resposta dele, até para uma futura acareação, ou que ele pedisse desculpas. Porque a gente, dentro da nossa casa, Presidente – e eu sei que o senhor é desse time –, tem que defender um ao outro. A gente briga em redes sociais, briga aqui, briga ali, mas, no Plenário, devemos demonstrar o respeito de um pelo outro e solidariedade, evidentemente.

    Então, eu gostaria de fazer esse registro e deixar para a semana, porque obtive uma informação de que, diante de uma estupidez descomunal, o Governo Bolsonaro poderá voltar atrás. Eu falo sobre a educação, que teve um bloqueio de R$2,7 bilhões, e a UFRJ pode simplesmente ficar inviável a partir de julho; a sua mineira, a nossa UFMG; a minha goiana UFG (Universidade Federal de Goiás). Então, mais uma agressão à educação do Brasil.

    Eu vou esperar, então, para ver se realmente essa notícia que chegou, de o Governo voltar atrás, repito, dessa estupidez abismal... E, se voltar atrás, eu o cumprimentarei de forma independente como sou. Agora, se não voltar, aí sim, farei um pronunciamento completo.

    Obrigado, Presidente, pelo tempo. Creio que cumpri, não é?


Este texto não substitui o publicado no DSF de 19/05/2021 - Página 26